Revisitando o passado... (Re)pensando o Presente: o CEFED/UFSM , o Tempo e o Lugar Social do Profissional de Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546461362

Palavras-chave:

Memórias do CEFD/UFSM, Formação em Educação física, Programas e projetos, Educação Física

Resumo

A obra Memórias das Trajetórias e Desafios no Cinquentenários do Centro de Educação Física e Desporto/Universidade Federal de Santa Maria, organizada por João Francisco Magno Ribas e Maria Cecília da Silva Camargo, publicada este ano pela editora UNIJUI, foi pensada, edificada, escrita e publicada com o propósito de compreender o passado e construir uma visão sobre trajetórias de sujeitos deste Centro. A linha do tempo traçada pela obra descortina uma Unidade Acadêmica plural, diversificada, sólida, consciente de suas ações e, mais do que isso, comprometida com o papel de primeira “Universidade Pública Federal instaurada no interior do país”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Filipe Pereira Caetano, Universidade Federal de Alagoas

Professor do Curso de Educação Física do Instituto de Educação Física e Esporte (IEFE) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Área de Interesse: Metodologia do Ensino dos Esportes; Ensino de Temáticas em Saúde na Escola; Avaliação Cineantropométrica; Atividade Física e Saúde; Atividade Fisica e Doenças

Eriberto José Lessa de Moura, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL- (1992), Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP- (2003) e Doutorado em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ(2017) Professor Assistente 2 com Dedicação Exclusiva da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) do Curso de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado). Membro Efetivo do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Tem experiência na área de Educação Física Escolar, com ênfase em pedagogia do esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: Metodologias voltadas para a Iniciação Esportiva, desporto coletivo (futsal e futebol) e sobre os Fundamentos do lazer. Coordena Projetos de Extensão relacionados a temática do Futebol e Jogos de Raquete (Badminton e Tênis de Mesa). Líder do LaEL (Laboratório Aplicado em Estudos de Educação Física e Lazer) IEFE/UFAL. Possui interesses nas áreas de relações de Gênero e História do Esporte; Lazer Operário; Políticas Públicas voltadas ao Esporte e lazer físico-esportivo: Materialismo Histórico-Dialético; Estudos sobre música, cangaço e sua estética.

Referências

BLOCH, M. Apologia à História ou o Ofício do Historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

CARDOSO, C.F.S. & VAINFAS, R. Domínios da História – Ensaios de Teoria e Metodologia. São Paulo: Campus, 1997.

CORRÊA, M.R.D.; CORRÊA, L.Q.; RIGO, L.C. A Pós-Graduação na Educação Física Brasileira: Condições e Possibilidades das Subáreas Sociocultural e Pedagógica. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 2019; 41(4): 359-366.

FERREIRA, J.A.M.M. Usos e Abusos da História Oral. São Paulo: Editora FGV, 2015.

GINZBURGO, C. Mitos, Emblemas e Sinais: Morfologia e História. São Paulo: Companhia da Letras, 1989.

HALLAL, P.C. & MELO, V. A. Crescendo e Enfraquecendo: Um Olhar sobre os Rumos da Educação Física no Brasil. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. 2017; 39(3): 322:327.

LE GOFF, J.História e Memória. Campinas: Editora da Unicamp, 2003.

MEIHY, J. C. S. B.Manual de História Oral. São Paulo: Loyola, 1996.

PINSKY, C. B. (ORG) Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2008.

THOMPSON, E.P. A História Vista de Baixo. São Paulo: Unicamp, 2001.

Downloads

Publicado

22-12-2020

Como Citar

Caetano, A. F. P., & Moura, E. J. L. de. (2020). Revisitando o passado. (Re)pensando o Presente: o CEFED/UFSM , o Tempo e o Lugar Social do Profissional de Educação Física. Kinesis. https://doi.org/10.5902/2316546461362

Edição

Seção

Resenhas