Revisitando el pasado ... (Re) pensando el presente: CEFD / UFSM, el tiempo y el lugar social del profesional de la educación física

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546461362

Palabras clave:

Memorias del CEFD / UFSM, Formación en Educación Física, Programas y proyectos de Educación Física

Resumen

La obra Memórias das Trajetórias e Desafios no Cinquentenários do Centro de Educação Física e Desporto/Universidade Federal de Santa Maria, organizada por João Francisco Magno Ribas y Maria Cecília da Silva Camargo, publicada este año por la editorial UNIJUI, fue diseñada, construida, escrita y publicado con el propósito de comprender el pasado y construir una mirada sobre las trayectorias de los sujetos de este Centro. La línea del tiempo trazada en la obra revela una Unidad Académica plural, diversa, sólida, consciente de su actuación y, más que eso, comprometida con el rol de la primera “Universidad Pública Federal establecida en el interior del país”.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Antonio Filipe Pereira Caetano, Universidade Federal de Alagoas

Professor do Curso de Educação Física do Instituto de Educação Física e Esporte (IEFE) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Área de Interesse: Metodologia do Ensino dos Esportes; Ensino de Temáticas em Saúde na Escola; Avaliação Cineantropométrica; Atividade Física e Saúde; Atividade Fisica e Doenças

Eriberto José Lessa de Moura, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL- (1992), Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP- (2003) e Doutorado em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ(2017) Professor Assistente 2 com Dedicação Exclusiva da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) do Curso de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado). Membro Efetivo do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Tem experiência na área de Educação Física Escolar, com ênfase em pedagogia do esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: Metodologias voltadas para a Iniciação Esportiva, desporto coletivo (futsal e futebol) e sobre os Fundamentos do lazer. Coordena Projetos de Extensão relacionados a temática do Futebol e Jogos de Raquete (Badminton e Tênis de Mesa). Líder do LaEL (Laboratório Aplicado em Estudos de Educação Física e Lazer) IEFE/UFAL. Possui interesses nas áreas de relações de Gênero e História do Esporte; Lazer Operário; Políticas Públicas voltadas ao Esporte e lazer físico-esportivo: Materialismo Histórico-Dialético; Estudos sobre música, cangaço e sua estética.

Citas

BLOCH, M. Apologia à História ou o Ofício do Historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

CARDOSO, C.F.S. & VAINFAS, R. Domínios da História – Ensaios de Teoria e Metodologia. São Paulo: Campus, 1997.

CORRÊA, M.R.D.; CORRÊA, L.Q.; RIGO, L.C. A Pós-Graduação na Educação Física Brasileira: Condições e Possibilidades das Subáreas Sociocultural e Pedagógica. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 2019; 41(4): 359-366.

FERREIRA, J.A.M.M. Usos e Abusos da História Oral. São Paulo: Editora FGV, 2015.

GINZBURGO, C. Mitos, Emblemas e Sinais: Morfologia e História. São Paulo: Companhia da Letras, 1989.

HALLAL, P.C. & MELO, V. A. Crescendo e Enfraquecendo: Um Olhar sobre os Rumos da Educação Física no Brasil. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. 2017; 39(3): 322:327.

LE GOFF, J.História e Memória. Campinas: Editora da Unicamp, 2003.

MEIHY, J. C. S. B.Manual de História Oral. São Paulo: Loyola, 1996.

PINSKY, C. B. (ORG) Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2008.

THOMPSON, E.P. A História Vista de Baixo. São Paulo: Unicamp, 2001.

Publicado

2020-12-22

Cómo citar

Caetano, A. F. P., & Moura, E. J. L. de. (2020). Revisitando el pasado . (Re) pensando el presente: CEFD / UFSM, el tiempo y el lugar social del profesional de la educación física. Kinesis. https://doi.org/10.5902/2316546461362

Número

Sección

Reseñas