Sociedade e cultura futebolística: a visão e significância do futebol para o povo brasileiro como um elemento do pertencimento e autoestima
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546438403Palavras-chave:
Futebol, Controle Social, Cultura, BrasilResumo
Considerado o esporte mais popular do Brasil e do planeta, o futebol tem sido objeto de estudo cada vez mais frequente, tendo recebido relevante atenção de diferentes áreas. Com base em uma pesquisa exploratória e bibliográfica, buscou-se verificar as maneiras em que se deu a formação de uma sociedade e cultura futebolística no Brasil, percebendo a significação do esporte para o povo brasileiro. Notou-se que o futebol é um canal importante de vínculos emocionais entre os brasileiros, sendo que a sua prática ou o apoio a uma causa que o envolva é um elemento sempre importante em nossa sociedade.Downloads
Referências
BELONI, P. Dia do Futebol no Brasil: conheça as origens do esporte masculino e feminino. Batanga. Disponível em: <http://www.batanga.com.br/1042/dia-do-futebol-no-brasil-conheca-as-origens-do-esporte-masculino-e-feminino>. Acesso em: 03 dez. 2017.
CARVALHO, A. I.; MARCHI, F. L. de. Futebol: história e bastidores de uma paixão nacional. Goiânia: Vieira, 2006.
DAMO, A. S. O espetáculo das identidades e alteridades: as lutas pelo reconhecimento no espectro do clubismo brasileiro. In: CAMPOS, F. de; ALFONSI, D. (org.). Futebol objeto das ciências humanas. São Paulo: Leya, 2014.
DAOLIO, J. As contradições do futebol brasileiro. In: CARRANO, P. C. R. (org.). Futebol: paixão e política. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
DIENSTMANN, C.; DENARDIN, P. E. Um século de futebol no Brasil: do Sport Club Rio Grande ao Clube dos Treze. Porto Alegre: APLUB, 1999.
FLORENZANO, J. P. Futebol e Racismo: o mito da democracia racial em campo. Futebol & Cultura. Sociedade. São Paulo: Goethe – Institut São Paulo. 2012. Disponível em: Acesso em 15 nov. 2017.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
HELAL, R. As idealizações de sucesso no imaginário brasileiro: um estudo de caso. In: HELAL, R.; SOARES, A. J.; LOVISOLO, H. A invenção do país do futebol: mídia, raça e idolatria. Rio de Janeiro: Mauad, 2001a.
__________________. Mídia, construção da derrota e o mito do herói. In: HELAL, R.; SOARES, A. J.; LOVISOLO, H. A invenção do país do futebol: mídia, raça e idolatria. Rio de Janeiro: Mauad, 2001b.
MELO, V. A. de. Futebol: que história é essa?! In: CARRANO, P. C. R. (org.). Futebol: paixão e política. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
MORATO, M. P. A dinâmica da rivalidade entre pontepretanos e bugrinos. In: DAOLIO, J. (org.). Futebol, cultura e sociedade. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.
MURAD, M. A violência no futebol. São Paulo: Saraiva, 2012. (Coleção para entender).
NOGUEIRA, C. J. G. Educação Física na sala de aula. Sprint: Rio de Janeiro, 1995.
RODRIGUES, F. X. F. O fim do passe e a modernização conservadora no futebol brasileiro (2001-2006). Tese (Doutorado em Sociologia). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
ROSSI, J.; MENDES Jr., L. Guia politicamente incorreto do futebol. São Paulo: LeYA, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.