Aulas de educação física: o professor e suas ações

Autores/as

  • Marta Salles Canfield

DOI:

https://doi.org/10.5902/231654648352

Resumen

Objetivou-se, neste estudo, verificar a relação existente entre as variáveis presságio (Durtkin e Biddle, 1974) e o tempo gasto nos comportamentos adotados pelo professor durante a aula (Piéron, 1988). Para tanto, contatou-se professores de 5a série das três redes escolares (municipal, estadual e particular) de Santa Maria, solicitando a filmagem de suas aulas. A análise dos dados foi realizada considerando o tempo (para isto foi inserido um cronômetro na aula filmada) e as respostas do questioná­rio. Constatou-se que muitas aulas de Educação Física não cumprem os 50 minutos estabelecidos por lei, variando seu tempo de duração de 23 a 46 minutos. Ao analisar o perfil dos professores verificou-se que são diretivos e tomam para si as decisões da aula. Fazendo a relação entre as variáveis presságio e o tempo gasto nos comportamentos, verificou-se que: (1) os professores pós-graduados gastam mais tempo no comporta­mento de instrução; (2) os professores do sexo feminino permanecem um maior tempo observando silemciosamente os seus alunos realizarem a atividade e demonstram pouca interação afetiva; (3) quanto maior o tempo de magistério do professor, maior é o fornecimento de feedback e maior é a sua interação com os alunos.

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Publicado

2013-03-25

Cómo citar

Canfield, M. S. (2013). Aulas de educação física: o professor e suas ações. Kinesis, (13). https://doi.org/10.5902/231654648352

Número

Sección

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