“Fútbol callejero”: processos educativos emergentes da prática social da mediação

Autores

  • Nathan Raphael Varotto Universidade Federal de São Carlos http://orcid.org/0000-0002-6722-9083
  • Luiz Gonçalves Junior Universidade Federal de São Carlos
  • Fábio Ricardo Mizuno Lemos Instituto Federal de São Paulo - Câmpus São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546426371

Palavras-chave:

Processos Educativos, Fútbol Callejero, Mediação

Resumo

O objetivo deste estudo foi compreender os processos educativos que emergiram da prática social da mediação do “Fútbol Callejero” no projeto de extensão Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer. A análise considerou 10 encontros, ocorridos no período de agosto/2015 a fevereiro/2016, registrados em diários de campo. Na construção dos resultados, que utilizou perspectiva metodológica inspirada na fenomenologia, emergiram duas categorias: A) Diálogo respeitoso; B) Jogar com outrem. A partir dos resultados, percebemos que a experiência de fruição do “Fútbol Callejero” colaborou para o entendimento e para ocorrência de relações mais cooperativas, respeitosas e solidárias.

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Biografia do Autor

Nathan Raphael Varotto, Universidade Federal de São Carlos

Licenciando em Educação Física pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Luiz Gonçalves Junior, Universidade Federal de São Carlos

Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH/UFSCar) e Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSCar).

Fábio Ricardo Mizuno Lemos, Instituto Federal de São Paulo - Câmpus São Carlos

Professor do Instituto Federal de São Paulo - Câmpus São Carlos.

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Publicado

13-12-2017

Como Citar

Varotto, N. R., Gonçalves Junior, L., & Lemos, F. R. M. (2017). “Fútbol callejero”: processos educativos emergentes da prática social da mediação. Kinesis, 35(3). https://doi.org/10.5902/2316546426371

Edição

Seção

Artigos originais