Educación física en la educación infantil - un estudio de la zona periódica de partida
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546426040Palabras clave:
Educación Física, Educación Infanti, PeriódicosResumen
El presente artículo resulta de una investigación bibliográfica que tuvo por objetivo analizar las producciones académicas sobre educación física en la educación infantil presentadas en publicaciones de cinco periódicos científicos de la área, en el periodo de 2010 a 2014. De ese modo, se buscó, elaborar una síntesis sobre como se está tratando la temática de la educación física en la educación infantil en las producciones científicas de esa área. El total de diecinueve artículos encontrados representan un número todavía poco expresivo de publicaciones y con oscilación a lo largo del periodo investigado. La distribución en los distintos periódicos también puede ser un indicio de las prioridades de las editoras.Descargas
Citas
ARIÈS, P. História social da criança e da família. Trad. de Dora Flaksman. 2° ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.
AYOUB, E. Reflexões sobre a educação física na educação infantil. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, supl.4, p.53-60, 2001.
BATISTA, S. R.; BETTI, M. A televisão e o ensino da educação física na escola. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 26, n 2, jan. 2005.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. Volume 1: Introdução; volume 2: Formação pessoal e social; volume 3: Conhecimento de mundo. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de educação básica. Brinquedos e brincadeira de creche: manual de orientação pedagógica/Ministério da educação. Secretaria de educação básica. – Brasília: MEC/SEB,2012. Pág.158.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de educação básica. Crianças terão de ir à escola a partir de 4 anos de idade. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18563:- criancas-terao-de-ir-a-escola-a-partir-do-4-anos-de- dade&catid=211&Itemid=86. Acessado em 03/07/14
as 11:40.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação física / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.
BROUGÈRE, G. Brinquedos e cultura. 3. Ed. São Paulo: Cortez, 2000.
BUSS-SIMÃO, M. Educação Física na Educação Infantil: refletindo sobre a “hora da Educação Física”. Revista Eletrônica Zero-seis. v. 12, p. 01-07, 2006.
COSTA, M. B. da; LEIRO, A. C. R. Texto televisivo e educação infantil: conhecimento e trabalho pedagógico. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 31, n. 2, p. 121-135, janeiro 2010.
GALLAHUE, David, L.; OZMUN, John, C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos, 3. Ed. São Paulo: Phorte, 2005.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. Ed. São Paulo: atlas, 2008.
GRUPO DE ESTUDOS AMPLIADO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Diretrizes curriculares para a educação física no ensino fundamental e na educação infantil da rede municipal de Florianópolis-SC: registro da parceria NEPEF/UFSCSME/ Florianópolis, 1993 a 1996. Florianópolis, NEPEF/UFSC-SME, 1996.
GUIRRA, F. J. S.; PRODÓCIMO, E. Trabalho corporal na educação infantil: afinal quem deve realizá-lo?. Revista Motriz, Rio Claro, v. 16, n. 3, p. 708-713, jul/ set de 2010.
KISHIMOTO, T. M. Política de formação profissional para a educação infantil: pedagogia e normal superior. Educação & Sociedade: formação de profissionais da educação: políticas e tendências, n.68, p.61-79, 1999.
LACERDA, C. G. de; COSTA, M. B. da. Educação física na educação infantil e o currículo da formação inicial. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 34, n. 2, p. 327- 341, abr/jun de 2012.
NAVARRO, M. S.; PRODÓCIMO, E. Brincar e mediação na escola. Revista Brasileira de Ciências no Esporte, Florianópolis v. 34, n. 3, p. 633-648, jul/ set. 2012.
OLIVEIRA, Marta, Koll; Vigotski: aprendizado e desenvolvimento um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1993.
SAYÃO, D.T. Educação física na educação infantil: riscos, conflitos e controvérsias. Motrivivência, Florianópolis, v.11, n.13, p.221-38, 1999.
RICHTER, A. C.; VAZ, A. F. Educação física, educação do corpo e pequena infância: interfaces e contradições na rotina de uma creche. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 53-70, jan/mar de 2010.
SAYÃO, D. T. Corpo e movimento: notas para problematizar algumas questões relacionadas à educação infantil e à educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v.23, n. 2, p. 55-67, jan. 2002.
SAYÃO, D.T. Infância, educação Física e educação infantil. Secretária Municipal de Educação de Florianópolis, 2000.
SIQUEIRA, I. B.; WIGGERS, I. D.; SOUZA, V. P. de. O brincar na escola: a relação entre o lúdico e a mídia no universo infantil. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 34, n. 2, p. 313-326, abr/jun de 2012.
VIGOTSKY, L. S. a formação social da mente. 7. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.