A INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA AERÓBICA CONTÍNUA VERSUS INTER¬MITENTE SOBRE A COMPOSIÇÃO CORPORAL E APTIDÃO FÍSICA DE UNIVERSITÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648507Abstract
: O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI VERIFICAR A INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA AERÓBICA CONTÍNUA VERSUS INTERMITENTE SOBRE A COMPOSIÇÃO CORPORAL E APTIDÃO FÍSICA DE UNIVERSITÁRIOS. A AMOSTRA CONSTITUIU-SE DE 75 SUJEITOS, DIVIDIDOS EM DOIS GRUPOS: 40 NO GRUPO CONTÍNUO E 35 NO GRUPO INTERMITENTE COM IDADE ENTRE 17 E 30 ANOS CE = 20,5; s = 2,76 anos), TODOS PERTENCENTES ÁS TURMAS DE CONDICIONAMENTO FÍSICO DA PRÁTICA DESPORTIVA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, NO SEGUNDO SEMESTRE DE 1986. AS ATIVIDADES FORAM REALIZADAS DURANTE 10 SEMANAS, COM 2 SESSÕES SEMANAIS. A DURAÇÃO E A INTENSIDADE DE CADA SESSÃO FORAM CALCULADAS INDIVIDUALMENTE A PARTIR DA PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS FÍSICOS PROPOSTA POR BALKE C1978). FORAM REALIZADAS AVALIAÇÕES ANTROPOMÉTRICAS, NEUROMOTORAS, CARDIORRESPIRATÓRIA E COMPOSIÇÃO CORPORAL. 0 TESTE *t[*] DE STUDENT E A ANÁLISE DE COVARIANÇA CANCOVA) FORAM UTILIZADOS NA ANÁLISE ESTATÍSTICA. AS HIPÓTESES FORAM TESTADAS NUM NÍVEL DE SIGNIFICÂNCIA DE p < 0,05. OS RESULTADOS, DE MODO GERAL, INDICARAM QUE TANTO UM PROGRAMA AERÓBICO CONTÍNUO COMO UM PROGRAMA AERÓBICO INTERMITENTE FORAM EFICIENTES PARA MODIFICAR A COMPOSIÇÃO CORPORAL E A AÇTIDÃO FÍSICA DOS UNIVERSITÁRIOS. A MAGNITUDE DESTAS ALTERAÇÕES FOI SIMILAR ENTRE OS DOIS TIPOS DE PROGRAMAS.
[*] Prof. Assistente do Departamento de Met. Desp. CDS/UFSC.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The works must be submitted in the digital format of the SEER platform, via the electronic address: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. In case of any doubts, contact the editorial team through the email kinesisrevista@ufsm.br. The authorship that publishes in the Kinesis journal agrees to the following terms:
- They retain copyright and grant the journal the right of first publication.
- They allow and are encouraged to publish and disseminate their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) as this can cause positive alterations, as well as increase the impact and quotation of the published work.