JOGOS PRIMÁRIOS Uma avaliação da abordagem da driação de jogos
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648129Abstract
Este artigo é baseado em uma pesquisa realizada na Inglaterra e nos Estados Unidos. O mesmo, apresenta alguns dos principais problemas encontrados no ensino de jogos na escola de nível fundamental, sugerindo uma nova concepção de ensino para os mesmos, a qual contribuirá para melhorar a prática dos jogos. Inicialmente faz uma abordagem onde sugere que a Educação Física é possivelmente a área mais abandonada do currículo escolar, e que o ensino dos jogos está também abandonado. Os jogos deveriam ser desenvolvidos de acordo com os interesses das crianças, despertando a curiosidade dos alunos e buscando satisfaze-lo por exploração e descoberta. Na maior parte dos casos estudados, isto não aconteceu, as aulas se resumiam a “jogar um Jogo” e nada mais. Neste estudo discuti-se um modelo, (Thorpe & Bunker), pedagógico desenvolvido para estudantes de ensino médio e as possibilidades de transferi-lo ao grupo de idade mais jovem. Na revisão da literatura são discutidas idéias e pesquisas recentes. E reconhecido porém que o problema é muito complexo e não há nenhuma solução fácil. O programa de pesquisa realizado por Asquith (1994) é discutido e algumas soluções são oferecidas, mas admitimos que o problema precisa muito mais pesquisa a fim de encontrar um modo para assegurar que o ensino de jogo atinja a respeitabilidade desfrutada por outras áreas do currículo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The works must be submitted in the digital format of the SEER platform, via the electronic address: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. In case of any doubts, contact the editorial team through the email kinesisrevista@ufsm.br. The authorship that publishes in the Kinesis journal agrees to the following terms:
- They retain copyright and grant the journal the right of first publication.
- They allow and are encouraged to publish and disseminate their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) as this can cause positive alterations, as well as increase the impact and quotation of the published work.