ESTUDO DOS PADRÕES FUNDAMENTAIS DE MOVIMENTO DE PRÉ- ESCOLARES QUE PARTICIPAM DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL DO SESI DA CIDADE DE VIDEIRA SC
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648121Abstract
O objetivo deste estudo foi traçar o perfil de maturidade dos padrões fundamentais de movimento de pré-escolares de 6 anos, que participam do programa de desenvolvimento infantil no SESI da cidade de Videira SC. Os sujeitos foram 50 crianças, sendo 28 meninas e 22 meninos. Os movimentos fundamentais analisados foram: andar sobre a trave, correr, saltar na horizontal, arremessar, chutar e quicar. A coleta dos dados foi feita através de gravação em VT. Utilizou-se para a análise dos dados, a matriz analítica proposta por Gallahue (1995). Os resultados mostraram que a maioria das crianças atingiram o nível elementar em todos os movimento, como podemos observar, no movimento andar sobre a trave 72,73% dos meninos e 85,71% das meninas, no movimento correr 77,27% dos meninos e 78,57% das meninas, no movimento saltar na horizontal 68,18% dos meninos e 60,71% das meninas, no movimento arremessar 68,18% dos meninos e 53,57% das meninas, no movimento quicar 81,82% dos meninos e 67,86% das meninas e por fim no movimento chutar 77,27% dos meninos e 85,71% das meninas. Concluiu-se que o motivo do estágio elementar ser predominante nestas crianças, esta relacionado com a pouca oportunidade para a prática diversificada de atividades motoras e pela inexistência de instrução.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The works must be submitted in the digital format of the SEER platform, via the electronic address: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. In case of any doubts, contact the editorial team through the email kinesisrevista@ufsm.br. The authorship that publishes in the Kinesis journal agrees to the following terms:
- They retain copyright and grant the journal the right of first publication.
- They allow and are encouraged to publish and disseminate their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) as this can cause positive alterations, as well as increase the impact and quotation of the published work.