O conhecimento dos professores de educação física do município de Turvo/SC acerca das tendências pedagógicas críticas

Autores

  • Loisleine Fernandes Ferreira Universidade do Extremos Sul Catarinense, Criciúma, SC
  • Ana Lúcia Cardoso Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, SC

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546433454

Palavras-chave:

Educação Física, Tendências pedagógicas críticas, Conhecimento

Resumo

O estudo investigou qual o conhecimento dos professores de Educação Física do município de Turvo/SC sobre as tendências críticas da Educação Física, sendo essas a Crítico Emancipatória, Crítico Superadora e também Aulas Abertas. Efetivamos uma pesquisa de campo, tendo como instrumento de coleta de dados, um questionário. Tivemos cinco professores de Educação Física participantes desta pesquisa. Concluímos que a maioria dos professores pesquisados conhecem as propostas críticas da Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Loisleine Fernandes Ferreira, Universidade do Extremos Sul Catarinense, Criciúma, SC

Linceciada em Educação Física pela UNESC.

Ana Lúcia Cardoso, Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, SC

Professora Mestre do Curso de Licenciatura em Educação Física da UNESC.

Referências

BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas da Educação Física. Cadernos Cedes, ano XIX, nº 48, Agosto/99.

CASTELLANI FILHO, Lino. A Educação Física no sistema educacional brasileiro: Percurso, paradoxos e perspectivas”. Tese de doutorado. Campinas: Faculdade de Educação/Unicamp. 1999.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1996.

CORRÊA, Ivan Livindo de Senna, MORO, Roque Luiz. Educação Física Escolar: reflexão e ação curricular. Ijuí. Unijuí, 2004.

DARIDO, Suraya Cristina. Educação Física na escola: questões e reflexões. Editora Guanabara Koogan. 2003.

FERREIRA, Heraldo Simões, SAMPAIO, Jósé Jackson Coelho. Tendências e abordagens pedagógicas da Educação Física escolar e suas interfaces com a saúde. 2013. Síntese.

Disponivel em: http://www.efdeportes.com/efd182/tendencias-pedagogicas-da-educacao-fisica-escolar.htm. Acesso em: 05 de Abr. de 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.

GONSALVES, Elisa Pereira. Iniciação a pesquisa científica. Campinas, SP: Alínea, 2001.

KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do Esporte. Ijuí: Unijuí, 1996.

LIBÂNEO, José Carlos. Tendências pedagógicas na prática escolar. In: Democratização da Escola Pública – a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1992. Cap 1.

Disponível em: https://praxistecnologica.files.wordpress.com/2014/08/tendencias_pedagogicas_libaneo.pdf. Acesso em: 14 de Mai de 2018.

MARIANO, Marina. As concepções pedagógicas da Educação Física e suas aplicações nas escolas: o caso da rede pública de ensino • • fundamental em Campinas – 5ª a 8ª série. 2005. 40f. Monografia (Graduação em Educação Física) – Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação Física. 2005. Disponível em: < file:///C:/Users/lab9/Downloads/MarianoMarina_TCC.pdf>. Acesso em: 30 de Nov. de 2017.

MEDEIROS, Marinalva Veras; CABRAL, Carmen Lúcia de Oliveira. Formação Docente: da teoria à prática em uma abordagem sócio-histórica. Revista E-curriculum, ISSN 1809-3876, São Paulo, v.1, n.2, junho de 2006. Disponível em <http://www.pucsp.br/ecurriculum>. Acesso em: 26 de Mai. de 2018.

MINAYO, M. C. de S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa social. 17.ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2004b.

MIRANDA, Simone de’. Formação inicial do professor de educação física. Curitiba. 2013. 14f. Disponível em: <http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2013/14122_6483.pdf>. Acesso em: 18 de Abr. 2018.

PADILHA, Vitória Espindola. Formação continuada do professor de Educação Física: possíveis articulações com a formação docente. 2017. 10f. Trabalho de conclusão de curso. UNESC. Criciúma. 2017.

SAVIANI, Dermerval. 1944. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações/Dermeval Saviani. 11.ed.rev.— Campinas, SP: Autores Associados, 2011. — (Coleção educação contemporânea).

VITÓRIO, Vânia. O conhecimento em Educação Física na formação continuada em Santa Catarina. Dissertação (Dissertação em mestrado na educação) UNESC. Criciúma, p.208. 2013.

Downloads

Publicado

27-06-2019

Como Citar

Ferreira, L. F., & Cardoso, A. L. (2019). O conhecimento dos professores de educação física do município de Turvo/SC acerca das tendências pedagógicas críticas. Kinesis, 37. https://doi.org/10.5902/2316546433454

Edição

Seção

Artigos originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)