A curriculum proposal for physical education at Xingu region, southwest Pará

Authors

  • Laine Rocha Moreira UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
  • Marta Genú Soares UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546422852

Keywords:

Physical Education, Pedagogical Practice, Education

Abstract

The study deals with theoretical framework that contributes for building a curriculum that meets the cultural diversity of Xingu Region. It proposes elements for building a curriculum that allows to reframe and give meaning to the pedagogical practices in Physical Education at schools. It is a qualitative research and it uses the literature review about the discussion of curriculum concepts, emphasizing on critical theory of curriculum based on cultural hybridity. It concludes indicating elements for an educational practice that meets the diversity and cultural plurality.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Laine Rocha Moreira, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

Professora da Universidade do Estado do Pará, mestranda do Curso de Pós-Graduação em Educação, vinculada ao Departamento de Artes Corporais e ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Atualmente ministra as disciplinas de Pesquisa e Prática Pedagógica e Estagio Supervisionado I e II.

Marta Genú Soares, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

Pós Doutora pela Université de Montpellier (2015) e pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2015). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004) e Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1998). Professora da Universidade do Estado do Pará efetivada como Titular, lotada no PPGED/UEPA- Mestrado em Educação, na Linha de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, e no Curso de Licenciatura em Ed. Física. E líder do Grupo de Pesquisa Ressignificar- Experiências inovadoras na formação de professores e prática pedagógica em Ed. Física e pesquisadora na Rede Internacional de Investigadores em Motricidade Humana- RIIMH. Pesquisadora convidada do Grupo de Pesquisa em Práticas Educativas em Movimento/GEPEM/UFRN e pesquisadora do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte/CBCE. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente com as áreas de interesse: formação de professor, currículo e prática pedagógica.

References

DUSSEL, I. O currículo híbrido: domesticação ou pluralização das diferenças? In: LOPES, A.C.; MACEDO, E. (Orgs). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002.Série cultura, memória e currículo, v. 2).

LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

LOPES, A. C.; MACEDO, E. O pensamento curricular no Brasil. In: LOPES, A. C.;MACEDO, E. Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002. (Série cultura,

memória e currículo. v. 2).

ES, A. C. Política de currículo: recontextualização e hibridismo. In: Currículo sem fronteiras. v.5, n. 2, p. 50-64, Jul/Dez, 2005.

MATOS, M. do C. de; PAIVA, E. V. de. Hibridismo e currículo: ambivalências e possibilidades. In: Currículo sem fronteiras. v. 7, n. 2, p. 185-201. Ju/Dez, 2007.

MOREIRA, E. C; NISTA-PICCOLO, V. L. (org) O quê e como ensinar a Educação Física na Escola. São Paulo: Fontoura, 2009.

SCOTTINI, A. Minidicionário escolar da língua portuguesa. Blumenau, SC: Todolivro, 2009.

SILVA, T. T. da Documentos de Identidade: uma introdução às teorias de currículo. 3 ed. 6 reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

SOARES, C. L. et al. Metodologia do ensino da Educação Física, 2º edição: Cortez, SP,2012.

PDRSX. Plano de desenvolvimento regional e sustentável do Xingu. Decreto n. 7.340 de outubro de 2010. Região de Integração Xingu.

Published

2017-04-11

How to Cite

Moreira, L. R., & Soares, M. G. (2017). A curriculum proposal for physical education at Xingu region, southwest Pará. Kinesis, 35(1). https://doi.org/10.5902/2316546422852

Issue

Section

Original articles