A DANÇA ENQUANTO CONTEXTO DE DESENVOLVIMENTO DE MENINAS ADOLESCENTES
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546410205Abstract
O propósito deste estudo foi investigar as aulas de dança como contexto de desenvolvimento para meninas adolescentes, escolares do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC), Santa Maria. RS, Brasil, participantes do Projeto Dançar: uma Opção de Expressão na Escola, parceria firmada entre Universidade Federal de Santa Maria, Pró-Reitoria de Extensão, Centro de Educação Física e Desportos, Laboratório de Desenvolvimento Humano e CAIC, a partir da análise da auto-estima, das relações interpessoais e das expectativas de vida das meninas participantes do Projeto. As propriedades da pessoa em uma perspectiva ecológica da Teoria da Ecologia do Desenvolvimento Humano de Urie Bronfenbrenner (ênfase no microssistema), algumas correntes contemporâneas sobre a fase da adolescência e sobre a arte da dança serviram como fundamentação teórica desta investigação. Esta pesquisa do tipo descritiva caracterizou-se como um estudo de caso predominantemente qualitativo. Os métodos e os instrumentos de coleta de dados utilizados neste estudo são os usados, normalmente, na pesquisa social: entrevista semi-estruturada. depoimentos, observações direta e indireta. Através da interpretação dos dados, concluiu-se que as aulas de dança investigadas parecem ter servido de contexto efetivo de desenvolvimento para as meninas adolescentes, participantes do Projeto Dançar: uma Opção de Expressão na Escola, pois há evidências que parecem demonstrar que as aulas de dança ministradas no decorrer do Projeto foram atividades potencializadoras para aumentar a auto-estima de meninas adolescentes, oriundas de contextos empobrecidos, e para qualificar as suas relações interpessoais consigo mesmas, com os outros e com o mundo e as expectativas de vida orientadas para valores mais positivos.
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