VARIÁ\/EIS FISIOLÓGICAS E MATURAÇÃO SEXUAL EM ESCOLARES PRÉ- PÚBERES E PÚBERES DO SEXO FEMININO DA CIDADE DE SANTA MARIA
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546410165Abstract
Este trabalho analisou variáveis fisiológicas de meninas pré-púberes (PP) e púberes (P), pertencentes à rede de ensino particular de Santa Maria. A amostra foi formada por 29 escolares femininas de 11,6 anos a 12,6 anos, participantes regulares de educação física escolar. Estudou-se as variáveis fisiológicas de volume de oxigênio máximo (V02max), pressão arterial sistólica e diastólica em repouso e pós exercício (PASr0p, PADrep, PASpe e PADpe), freqüência cardíaca em repouso e pós exercício (FCrep e FCpe), as variáveis antropométricas de massa corporal (Mcorp), estatura (EST) e percentual de gordura corporal (%G) e estágio de desenvolvimento mamário (EDM). Testes foram realizados, tais como, testes antropométricos, teste adaptado de 1000m para espaço reduzido e, além disso, utilizou-se o quadro avaliativo para os estágios de desenvolvimento mamário. Para análise, usou-se o teste de Shapiro-Wilk e o pacote estatístico S.A.S. Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas (p<0,05) entre os grupos PP e P nas variáveis: M , EST, %G e EDM, sendo as médias superiores para o grupo P, as demais variáveis não apresentaram diferenças estatisticamente significativas. Através dos dados obtidos concluiu-se que: As púberes possuem maior EDM e valores antropométricos mais elevados. Além disso, não houve diferenças estatisticamente significativas entre as FC, as PASrepe PADrop, PASpe e PADpe e V02max entre os grupos.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The works must be submitted in the digital format of the SEER platform, via the electronic address: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. In case of any doubts, contact the editorial team through the email kinesisrevista@ufsm.br. The authorship that publishes in the Kinesis journal agrees to the following terms:
- They retain copyright and grant the journal the right of first publication.
- They allow and are encouraged to publish and disseminate their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) as this can cause positive alterations, as well as increase the impact and quotation of the published work.