PRODUÇÃO DE NOVOS MOVIMENTOS: UM TESTE À HIPÓTESE DE VA-RIABILIDADE DE PRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648497Resumo
BUSCANDO TESTAR A HIPÓTESE DE VARIABILIDADE DE PRÁTICA E VERIFICAR A INFLUÊNCIA DO PARÂMETRO DE PROGRAMAÇÃO MOTORA VARIADO SOBKE UMA TAREFA DE TRANSFERÊNCIA, KOI REALIZADA UMA PESQUISA CO- POSTA POR DOIS EXPERIMENTOS. EM AMBOS, HOUVERAM TRÊS GRUPOS: (A) PRÁTICA CONSTANTE, (B) POUCA VARIABILIDADE, E CC) MUITA VARIABILIDADE. NO PRIMEIRO EXPERIMENTO 60 SUJEITOS FORAM DISTRIBUÍDOS ALEATORIAMENTE PELOS TRÊS GRUPOS, ONDE 0 PARÂMETRO VARIADO FOI AS CARACTERÍSTICAS ESPACIAIS DO MOVIMENTO, NUMA TAREFA DE IMPULSIONAR UM IMPLEMENTO COM 0 DEDO INDICADOR. NO SEGUNDO EXPERIMENTO OUTROS 60 SUJEITOS FORAM DISTRIBUÍDOS PELOS TRÊS GRUPOS, ONDE 0 PARÂMEN- TRO VARIADO FOI A FORÇA DE IMPULSÃO, COM A MESMA TAREFA DO PRIMEIRO. APÓS 100 TENTATIVAS DE PRÁTICA, FOI EXECUTADA A TAREFA DE TRANSFERÊNCIA (IGUAL NOS DOIS EXPERIMENTOS), QUE CONSTOU DE,5 TENTATIVAS EM UMA NOVA VARIAÇÃO DA TAREFA PRATICADA. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE OS GRUPOS DE PRÁTICA CONSTANTE SOFRERAM UM DECLÍNIO DE DESEMPENHO AO REALIZAREM A TAREFA DE TRANSFERÊNCIA, ALÉM DISSO, A VARIABILIDADE DE PRÁTICA MOSTROU SER MAIS EFETIVA PARA OS GRUPOS QUE VARIARAM AS CARACTERÍSTICAS ESPACIAIS DO MOVIMENTO.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.