ESTÁGIOS DE APRENDIZAGEM MOTORA E 0 PROCESSO DE INTERAÇAO PROFESSOR-ALUNO

Autores

  • Luiz Augusto TEIXEIRA

DOI:

https://doi.org/10.5902/231654648504

Resumo

O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE HABILIDADES MOTORAS É CARAC­TERIZADO POR ATRAVESSAR ESTÁGIOS, ONDE FATORES TAIS COMO QUANTIDA­DE E QUALIDADE DE ERROS COMETIDOS, CONSISTÊNCIA DE DESEMPENHO, AUTOMATIZAÇÃO DOS COMPONENTES DA HABILIDADE E CAPACIDADE DE DETEC­TAR E CORRIGIR OS PRÓPRIOS ERROS, SE ALTERAM DESDE O ESTÁGIO COG­NITIVO ATÉ O ESTÁGIO AUTÔNOMO DE APRENDIZAGEM. COMO AS CARACTERÍS­TICAS COMPORTAMENTAIS SE ALTERAM, O ESTÁGIO EM QUE 'O APRENDIZ SE ENCONTRA PODE SER INFERIDO PELA OBSERVAÇÃO DE SUAS RESPOSTAS MOTO­RAS, INFORMAÇÃO MUITO ÚTIL NÃO APENAS PARA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS ALUNOS, MAS TAMBÉM PARA A REGULAÇÃO DE IMPORTANTES VARIÁVEIS DE ENSINO, TAIS COMO INSTRUÇÃO, COMPLEXIDADE DAS TAREFAS E CONHE­CIMENTO DE RESULTADOS. ATRAVÉS DESSA PERSPECTIVA, O PROCESSO ENSI- NO-APRE ND IZAGEM É ENTENDIDO COMO UM FENÔMENO EM QUE A INFORMAÇÃO É TRANSMITIDA NA FORMA DE CIRCUITO FECHADO, ONDE ESTABELECE-SE UM FLUXO BI-DIRECIONAL DE INFORMAÇÃO, TANTO DO PROFESSOR PARA O ALUNO COMO DO ALUNO PARA O PROFESSOR. ASSIM, O ENSINO NÃO DEVERIA MAIS SER CONSIDERADO COMO A APLICAÇÃO DE CONTEÚDO E ESTRATÉGIAS RIGIDA­MENTE PRÉ-PROGRAMADAS, MAS SIM A UTILIZAÇÃO DESSES ELEMENTOS DE ENSINO DE FORMA FLEXÍVEL, EM QUE OS AJUSTES SÃO FEITOS COM BASE NA MONITORIZAÇÃO DO DESEMPENHO MOTOR DOS ALUNOS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

02-04-2013

Como Citar

TEIXEIRA, L. A. (2013). ESTÁGIOS DE APRENDIZAGEM MOTORA E 0 PROCESSO DE INTERAÇAO PROFESSOR-ALUNO. Kinesis, 6(1). https://doi.org/10.5902/231654648504

Edição

Seção

Ensaios