ESTÁGIOS DE APRENDIZAGEM MOTORA E 0 PROCESSO DE INTERAÇAO PROFESSOR-ALUNO
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648504Resumo
O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE HABILIDADES MOTORAS É CARACTERIZADO POR ATRAVESSAR ESTÁGIOS, ONDE FATORES TAIS COMO QUANTIDADE E QUALIDADE DE ERROS COMETIDOS, CONSISTÊNCIA DE DESEMPENHO, AUTOMATIZAÇÃO DOS COMPONENTES DA HABILIDADE E CAPACIDADE DE DETECTAR E CORRIGIR OS PRÓPRIOS ERROS, SE ALTERAM DESDE O ESTÁGIO COGNITIVO ATÉ O ESTÁGIO AUTÔNOMO DE APRENDIZAGEM. COMO AS CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS SE ALTERAM, O ESTÁGIO EM QUE 'O APRENDIZ SE ENCONTRA PODE SER INFERIDO PELA OBSERVAÇÃO DE SUAS RESPOSTAS MOTORAS, INFORMAÇÃO MUITO ÚTIL NÃO APENAS PARA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS ALUNOS, MAS TAMBÉM PARA A REGULAÇÃO DE IMPORTANTES VARIÁVEIS DE ENSINO, TAIS COMO INSTRUÇÃO, COMPLEXIDADE DAS TAREFAS E CONHECIMENTO DE RESULTADOS. ATRAVÉS DESSA PERSPECTIVA, O PROCESSO ENSI- NO-APRE ND IZAGEM É ENTENDIDO COMO UM FENÔMENO EM QUE A INFORMAÇÃO É TRANSMITIDA NA FORMA DE CIRCUITO FECHADO, ONDE ESTABELECE-SE UM FLUXO BI-DIRECIONAL DE INFORMAÇÃO, TANTO DO PROFESSOR PARA O ALUNO COMO DO ALUNO PARA O PROFESSOR. ASSIM, O ENSINO NÃO DEVERIA MAIS SER CONSIDERADO COMO A APLICAÇÃO DE CONTEÚDO E ESTRATÉGIAS RIGIDAMENTE PRÉ-PROGRAMADAS, MAS SIM A UTILIZAÇÃO DESSES ELEMENTOS DE ENSINO DE FORMA FLEXÍVEL, EM QUE OS AJUSTES SÃO FEITOS COM BASE NA MONITORIZAÇÃO DO DESEMPENHO MOTOR DOS ALUNOS.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.