ESTÁGIOS DE APRENDIZAGEM MOTORA E 0 PROCESSO DE INTERAÇAO PROFESSOR-ALUNO

Authors

  • Luiz Augusto TEIXEIRA

DOI:

https://doi.org/10.5902/231654648504

Abstract

O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE HABILIDADES MOTORAS É CARAC­TERIZADO POR ATRAVESSAR ESTÁGIOS, ONDE FATORES TAIS COMO QUANTIDA­DE E QUALIDADE DE ERROS COMETIDOS, CONSISTÊNCIA DE DESEMPENHO, AUTOMATIZAÇÃO DOS COMPONENTES DA HABILIDADE E CAPACIDADE DE DETEC­TAR E CORRIGIR OS PRÓPRIOS ERROS, SE ALTERAM DESDE O ESTÁGIO COG­NITIVO ATÉ O ESTÁGIO AUTÔNOMO DE APRENDIZAGEM. COMO AS CARACTERÍS­TICAS COMPORTAMENTAIS SE ALTERAM, O ESTÁGIO EM QUE 'O APRENDIZ SE ENCONTRA PODE SER INFERIDO PELA OBSERVAÇÃO DE SUAS RESPOSTAS MOTO­RAS, INFORMAÇÃO MUITO ÚTIL NÃO APENAS PARA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS ALUNOS, MAS TAMBÉM PARA A REGULAÇÃO DE IMPORTANTES VARIÁVEIS DE ENSINO, TAIS COMO INSTRUÇÃO, COMPLEXIDADE DAS TAREFAS E CONHE­CIMENTO DE RESULTADOS. ATRAVÉS DESSA PERSPECTIVA, O PROCESSO ENSI- NO-APRE ND IZAGEM É ENTENDIDO COMO UM FENÔMENO EM QUE A INFORMAÇÃO É TRANSMITIDA NA FORMA DE CIRCUITO FECHADO, ONDE ESTABELECE-SE UM FLUXO BI-DIRECIONAL DE INFORMAÇÃO, TANTO DO PROFESSOR PARA O ALUNO COMO DO ALUNO PARA O PROFESSOR. ASSIM, O ENSINO NÃO DEVERIA MAIS SER CONSIDERADO COMO A APLICAÇÃO DE CONTEÚDO E ESTRATÉGIAS RIGIDA­MENTE PRÉ-PROGRAMADAS, MAS SIM A UTILIZAÇÃO DESSES ELEMENTOS DE ENSINO DE FORMA FLEXÍVEL, EM QUE OS AJUSTES SÃO FEITOS COM BASE NA MONITORIZAÇÃO DO DESEMPENHO MOTOR DOS ALUNOS.

Downloads

Published

2013-04-02

How to Cite

TEIXEIRA, L. A. (2013). ESTÁGIOS DE APRENDIZAGEM MOTORA E 0 PROCESSO DE INTERAÇAO PROFESSOR-ALUNO. Kinesis, 6(1). https://doi.org/10.5902/231654648504