ESTÁGIOS DE APRENDIZAGEM MOTORA E 0 PROCESSO DE INTERAÇAO PROFESSOR-ALUNO
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648504Abstract
O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE HABILIDADES MOTORAS É CARACTERIZADO POR ATRAVESSAR ESTÁGIOS, ONDE FATORES TAIS COMO QUANTIDADE E QUALIDADE DE ERROS COMETIDOS, CONSISTÊNCIA DE DESEMPENHO, AUTOMATIZAÇÃO DOS COMPONENTES DA HABILIDADE E CAPACIDADE DE DETECTAR E CORRIGIR OS PRÓPRIOS ERROS, SE ALTERAM DESDE O ESTÁGIO COGNITIVO ATÉ O ESTÁGIO AUTÔNOMO DE APRENDIZAGEM. COMO AS CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS SE ALTERAM, O ESTÁGIO EM QUE 'O APRENDIZ SE ENCONTRA PODE SER INFERIDO PELA OBSERVAÇÃO DE SUAS RESPOSTAS MOTORAS, INFORMAÇÃO MUITO ÚTIL NÃO APENAS PARA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS ALUNOS, MAS TAMBÉM PARA A REGULAÇÃO DE IMPORTANTES VARIÁVEIS DE ENSINO, TAIS COMO INSTRUÇÃO, COMPLEXIDADE DAS TAREFAS E CONHECIMENTO DE RESULTADOS. ATRAVÉS DESSA PERSPECTIVA, O PROCESSO ENSI- NO-APRE ND IZAGEM É ENTENDIDO COMO UM FENÔMENO EM QUE A INFORMAÇÃO É TRANSMITIDA NA FORMA DE CIRCUITO FECHADO, ONDE ESTABELECE-SE UM FLUXO BI-DIRECIONAL DE INFORMAÇÃO, TANTO DO PROFESSOR PARA O ALUNO COMO DO ALUNO PARA O PROFESSOR. ASSIM, O ENSINO NÃO DEVERIA MAIS SER CONSIDERADO COMO A APLICAÇÃO DE CONTEÚDO E ESTRATÉGIAS RIGIDAMENTE PRÉ-PROGRAMADAS, MAS SIM A UTILIZAÇÃO DESSES ELEMENTOS DE ENSINO DE FORMA FLEXÍVEL, EM QUE OS AJUSTES SÃO FEITOS COM BASE NA MONITORIZAÇÃO DO DESEMPENHO MOTOR DOS ALUNOS.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The works must be submitted in the digital format of the SEER platform, via the electronic address: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. In case of any doubts, contact the editorial team through the email kinesisrevista@ufsm.br. The authorship that publishes in the Kinesis journal agrees to the following terms:
- They retain copyright and grant the journal the right of first publication.
- They allow and are encouraged to publish and disseminate their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) as this can cause positive alterations, as well as increase the impact and quotation of the published work.