PROPOSIÇÃO E VALIDAÇÃO DE EQUAÇÕES PARA ESTIMATIVA DA CARGA MÁXIMA EM MÁQUINAS DE EXERCÍCIOS RESISTIDOS COM PESOS
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648062Resumo
Neste estudo, buscou-se propor e validar equações que estimassem a carga máxima (CM) em máquinas de exercícios resistidos com peso (ERP). Selecionou-se uma amostra de mulheres subdividida em dois grupos: uma para a proposição das equações (n=55) e outra para validação das equações (n=20). A idade da amostra esteve entre 18 e 30 anos sendo os sujeitos pouco familiarizadas em ERP. Os sujeitos participantes do estudo passaram por um período de adaptação aos exercícios de aproximadamente nove sessões. Após este período adaptativo mensurou-se variáveis preditivas da CM (antropométricas, da composição corporal e neuromusculares) que seriam testadas nas equações, bem como o nível de força nos 10 ERP em máquinas, através do teste de uma repetição máxima (1-RM) validado por Reis de Moura et al. (1997). A Análise de Regressão Múltipla seleção Stepwise (p<0,05) foi utilizada para o desenvolvimento das equações. Alguns critérios sugeridos por Lohman (1992) foram utilizados para validação destas equações, bem como outro critério (Coeficiente de Variação Residual) foi proposto e utilizado. Os resultados demonstraram que 08 equações propostas, que avaliam diferentes grupos musculares, foram validadas; concluindo-se que estas equações são válidas para estimar a CM em máquinas de ERP em mulheres pouco familiarizadas com este tipo de exercitação física.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.