Educação Infantil e Pedagogia Histórico- Crítica: apontamentos sobre a educação escolar

Autores

  • Fernanda Yully dos Santos Monteiro Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546440597

Palavras-chave:

Educação Infantil, Pedagogia Histórico Crítica, Educação Escolar

Resumo

O texto apresenta como objeto de reflexão a educação infantil e as teorias pedagógicas do “aprender a aprender” atreladas ao construtivismo e pós-modernismo, que fazem parte de um processo intencional de desescolarização das crianças de zero a cinco anos. Como método de elaboração do conhecimento, utiliza-se o materialismo histórico dialético e a pedagogia histórico-crítica como arcabouço teórico/metodológico que permite compreender a essência do objeto. Enquanto resultados da pesquisa aponta-se que a pedagogia histórico-crítica é uma teoria do conhecimento contra-hegemônica que pode balizar o ensino da educação infantil, uma teoria que busca ascender e superar o senso comum através da apropriação do conhecimento elaborado na escola.

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Publicado

05/17/2021

Como Citar

Monteiro, F. Y. dos S. (2021). Educação Infantil e Pedagogia Histórico- Crítica: apontamentos sobre a educação escolar. Kinesis, 39(1). https://doi.org/10.5902/2316546440597

Edição

Seção

Artigos originais