Educação Infantil e Pedagogia Histórico- Crítica: apontamentos sobre a educação escolar
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546440597Palavras-chave:
Educação Infantil, Pedagogia Histórico Crítica, Educação EscolarResumo
O texto apresenta como objeto de reflexão a educação infantil e as teorias pedagógicas do “aprender a aprender” atreladas ao construtivismo e pós-modernismo, que fazem parte de um processo intencional de desescolarização das crianças de zero a cinco anos. Como método de elaboração do conhecimento, utiliza-se o materialismo histórico dialético e a pedagogia histórico-crítica como arcabouço teórico/metodológico que permite compreender a essência do objeto. Enquanto resultados da pesquisa aponta-se que a pedagogia histórico-crítica é uma teoria do conhecimento contra-hegemônica que pode balizar o ensino da educação infantil, uma teoria que busca ascender e superar o senso comum através da apropriação do conhecimento elaborado na escola.
Downloads
Referências
ALVES, G. L. A produção da escola pública contemporânea. 4. Ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
ARCE, A. É POSSÍVEL FALAR EM PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA PARA PENSARMOS A EDUCAÇÃO INFANTIL?. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 5-12, dez. 2013.
BERNARDO, L.A.; PINA, L.D. “DESCOBRINDO O CORPO HUMANO”: A PRÁTICA PEDAGÓGICA HISTÓRICO-CRÍTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, nº 52, p. 301-320, set 2013.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 dedezembro de 1996 .
CAMPOS, M. M.; FÜLLGRAF, J.; WIGGERS, V. A Qualidade da Educação Infantil Brasileira: alguns resultados de pesquisa. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso), v. v.36, p. 87-128, 2006
CRUZ, S.P. da S.; BATISTA NETO, J. A polivalência no contexto da docência nos aosiniciais da escolarização básica: refletindo sobre experiências de pesquisas. Revista Brasileira de Educação v. 17 n. 50 maio-ago. 2012.
GIL, A.C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LOMBARDI, J.C. Notas sobre a Educação da Infância numa perspectiva marxista. In: MARSIGLIA, A.C.G (Org.). Infância e Pedagogia Histórico- Crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
PAULO NETTO, J. . Introdução ao estudo do método em Marx. 1 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
MARTINS FILHO, A.J; MARTINS FILHO, L.J .“Formação ou conformação?” Crítica a negação ao “ato de ensinar” na educação infantil, 2008.
ROSSLER, J. H. A educação como aliada da luta revolucionária pela superação da sociedade alienada. In: DUARTE, N. (org.). Crítica ao fetichismo da individualidade. ampinas, SP: Autores Associados, 2004.
SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.
SAVIANI, D.; DUARTE, N. A formação humana na perspectiva histórico-ontológica. In: SAVIANI, Dermeval e DUARTE, Newton (orgs.). Pedagogia Histórico- Crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas, SP. Autores Associados, 2012 (coleção polêmicas do nosso tempo).
STEMMER, M.R.G. Educação Infantil: gênese e perspectiva. In: ARCE, A & JACOMELI, M.R.M. (Orgs). Educação Infantil Versus Educação escolar? Entre a (des) escolarização e a precarização do trabalho pedagógico nas salas de aula. Campinas: SP, Autores Associados, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.