A co-educação no ensino do futebol nas aulas de educação física a partir da perspectiva dos alunos
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546425206Palavras-chave:
Coeducação, Futebol, Educação Física, Alunos.Resumo
A pesquisa teve como objetivo analisar as relações coeducativas, principalmente as de gênero, no ensino do futebol, nas aulas de Educação Física, a partir da perspectiva dos próprios alunos. A pesquisa foi de campo, realizada com alunos dos anos finais do ensino fundamental de uma escola da Rede Estadual de Ensino, localizada na cidade de Forquilhinha/SC, sendo utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário. Concluímos, por meio das análises das respostas dos alunos, que tanto os meninos como as meninas consideram importante a coeducação no ensino do futebol nas aulas de Educação Física.
Downloads
Referências
CARDOSO, ANA LÚCIA. Futebol coeducativo na concepção crítico emancipatória: possibilidades pedagógicas. In: KUNZ, ELENOR (Org.). Didática da educação física 3: futebol. 2 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2010.
DAS NEVES, ANNABEL. PIRES, GIOVANI DE LORENZI. O trato com o conhecimento esporte na formação em educação física: possibilidades para sua transformação didático-metodológica. In: KUNZ, ELENOR (Org.). Didática da educação física 2. 2 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2004.
FIAMONCINI, LUCIANA. SARAIVA, MARIA DO CARMO. Dança na Escola: a criação e a co-educação em pauta. In: KUNZ, ELENOR (Org.). Didática da educação física 1. 4 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.
KUNZ, ELENOR. Transformação didático pedagógica do esporte. 7 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2009.
KUNZ, ELENOR (Org.). Didática da educação física 1. 4 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.
KUNZ, ELENOR (Org.). Didática da educação física 2. 2 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2004.
KUNZ, ELENOR (Org.). Didática da educação física 3: futebol. 2 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2010.
SARAIVA, MARIA DO CARMO. Co-educação física e esportes: quando a diferença é mito. 2 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.