A co-educação no ensino do futebol nas aulas de educação física a partir da perspectiva dos alunos

Roberto Zanelato Borges

Resumo


A pesquisa teve como objetivo analisar as relações coeducativas, principalmente as de gênero, no ensino do futebol, nas aulas de Educação Física, a partir da perspectiva dos próprios alunos. A pesquisa foi de campo, realizada com alunos dos anos finais do ensino fundamental de uma escola da Rede Estadual de Ensino, localizada na cidade de Forquilhinha/SC, sendo utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário. Concluímos, por meio das análises das respostas dos alunos, que tanto os meninos como as meninas consideram importante a coeducação no ensino do futebol nas aulas de Educação Física.


Palavras-chave


Coeducação; Futebol; Educação Física; Alunos.

Texto completo:

PDF

Referências


CARDOSO, ANA LÚCIA. Futebol coeducativo na concepção crítico emancipatória: possibilidades pedagógicas. In: KUNZ, ELENOR (Org.). Didática da educação física 3: futebol. 2 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2010.

DAS NEVES, ANNABEL. PIRES, GIOVANI DE LORENZI. O trato com o conhecimento esporte na formação em educação física: possibilidades para sua transformação didático-metodológica. In: KUNZ, ELENOR (Org.). Didática da educação física 2. 2 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2004.

FIAMONCINI, LUCIANA. SARAIVA, MARIA DO CARMO. Dança na Escola: a criação e a co-educação em pauta. In: KUNZ, ELENOR (Org.). Didática da educação física 1. 4 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.

KUNZ, ELENOR. Transformação didático pedagógica do esporte. 7 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2009.

KUNZ, ELENOR (Org.). Didática da educação física 1. 4 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.

KUNZ, ELENOR (Org.). Didática da educação física 2. 2 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2004.

KUNZ, ELENOR (Org.). Didática da educação física 3: futebol. 2 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2010.

SARAIVA, MARIA DO CARMO. Co-educação física e esportes: quando a diferença é mito. 2 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2005.




DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2316546425206



Avaliação Qualis Capes (2014):

B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação 

Periodicidade: contínua

ISSN: 2316-5464 online

DOI: 10.5902/23165464

email: kinesisrevista@ufsm.br

 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.