O ensino do futebol na proposta teórico-metodológica crítico superadora por meio dos jogos eletrônicos

Luís Afonso Santos, Marcos Debortoli

Resumo


O artigo tem como principal objetivo indicar a possibilidade de abordar o tema futebol através dos jogos eletrônicos dentro da concepção pedagógica crítico-superadora. O trabalho contextualiza os jogos eletrônicos, como surgiram e o contexto atual.  O estudo foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica indicando a possibilidade de abordagem dos jogos eletrônicos dentro das aulas de educação física. O professor deve tornar esta modalidade de jogos uma ferramenta de trabalho auxiliando-o no alcance dos objetivos propostos no exercício de sua função.


Palavras-chave


Educação Física; Futebol; Jogos Eletrônicos; Concepção Crítico-Superadora

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 1997.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da Pesquisa Científica. Fortaleza: UEC, 2002.

GUMZ, A. C. R.; VAZ, C. S.; LEAL, V. H. Ensinando Através dos Jogos. Curitiba, PR. 2014. In: IV Congresso de Letras de 14 a 17 de outubro de 2014.

JÚNIOR, E. R.; SALES, J. R. L. Os Jogos Eletrônicos no Contexto Pedagógico da Educação Física Escolar. Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 10, n. 1, p. 70-82, jan./abr. 2012.

MAGAGNIN, C. D. M.; MIRZA, S. T. Aprendizagem Escolar: os jogos eletrônicos na formação do aluno. UCG/SEE, 2009. Disponível em: Acesso em: 20 de setembro de 2015.

MORAIS, R. A. R; MENDES, D. de S. O Esporte-simulação: O que é possível aprender com os jogos eletrônicos?. Atos de pesquisa em educação - PPGE/ME FURB. ISSN 1809-0354 v. 8, n. 1, p. 209-238, jan./abr., 2013.

SAVIANI, D. As Concepções Pedagógicas na História da Educação Brasileira. Texto elaborado no âmbito do projeto de pesquisa “O espaço acadêmico da pedagogia no Brasil”, financiado pelo CNPq, para o “projeto 20 anos do Histedbr”. Campinas, 25 de agosto de 2005.




DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2316546420709



Avaliação Qualis Capes (2014):

B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação 

Periodicidade: contínua

ISSN: 2316-5464 online

DOI: 10.5902/23165464

email: kinesisrevista@ufsm.br

 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.