O ensino do futebol na proposta teórico-metodológica crítico superadora por meio dos jogos eletrônicos
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546420709Palavras-chave:
Educação Física, Futebol, Jogos Eletrônicos, Concepção Crítico-SuperadoraResumo
O artigo tem como principal objetivo indicar a possibilidade de abordar o tema futebol através dos jogos eletrônicos dentro da concepção pedagógica crítico-superadora. O trabalho contextualiza os jogos eletrônicos, como surgiram e o contexto atual. O estudo foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica indicando a possibilidade de abordagem dos jogos eletrônicos dentro das aulas de educação física. O professor deve tornar esta modalidade de jogos uma ferramenta de trabalho auxiliando-o no alcance dos objetivos propostos no exercício de sua função.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 1997.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da Pesquisa Científica. Fortaleza: UEC, 2002.
GUMZ, A. C. R.; VAZ, C. S.; LEAL, V. H. Ensinando Através dos Jogos. Curitiba, PR. 2014. In: IV Congresso de Letras de 14 a 17 de outubro de 2014.
JÚNIOR, E. R.; SALES, J. R. L. Os Jogos Eletrônicos no Contexto Pedagógico da Educação Física Escolar. Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 10, n. 1, p. 70-82, jan./abr. 2012.
MAGAGNIN, C. D. M.; MIRZA, S. T. Aprendizagem Escolar: os jogos eletrônicos na formação do aluno. UCG/SEE, 2009. Disponível em: <https://anaisdosimposio.fe.ufg.br/up/248/o/1.4.__52_.pdf > Acesso em: 20 de setembro de 2015.
MORAIS, R. A. R; MENDES, D. de S. O Esporte-simulação: O que é possível aprender com os jogos eletrônicos?. Atos de pesquisa em educação - PPGE/ME FURB. ISSN 1809-0354 v. 8, n. 1, p. 209-238, jan./abr., 2013.
SAVIANI, D. As Concepções Pedagógicas na História da Educação Brasileira. Texto elaborado no âmbito do projeto de pesquisa “O espaço acadêmico da pedagogia no Brasil”, financiado pelo CNPq, para o “projeto 20 anos do Histedbr”. Campinas, 25 de agosto de 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.