<b>A formação docente e os desafios da prática reflexiva</b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/198464444379Palavras-chave:
Teaching practice, Elementary school, Teacher education.Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/198464444379
Este artigo aborda a importância da formação inicial e continuada e da prática do professor tomando como referencial os desafios da proposta crítico reflexiva. Tivemos o objetivo de: investigar os pressupostos que embasam a atual formação e prática do professor; pesquisar e analisar as principais dificuldades encontradas para o desenvolvimento da prática docente; compreender e analisar a complexidade inerente a atuação docente dos anos iniciais do ensino fundamental. Para isto realizamos um levantamento bibliográfico considerando as características da formação do profissional critico reflexivo. Realizamos também uma pesquisa qualitativa junto a docentes das séries iniciais do ensino fundamental. Os resultados indicaram que apesar de os docentes conceberem o processo de ensino e aprendizagem como contínuo, eles não investem nesta possibilidade de formação. Constatamos também que a pratica docente se revela mesclada por atitudes e ações reprodutivistas e por atitudes e ações críticas e reflexivas. Assim se desejarmos investir em uma formação e consequentemente em uma prática crítica e reflexiva se torna fundamental repensar tanto a formação inicial como a formação continuada visando o desenvolvimento de habilidades e competências que sensibilizem tanto os docentes como os futuros docentes para a realização de ações críticas e reflexivas.
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