<b>A formação docente e os desafios da prática reflexiva</b>

Auteurs-es

  • Maria Regina Peres Faculdades Network
  • Rogério Da Costa Ribeiro Faculdade Mario Schenberg
  • Lisliê Lúcia Lima Pereira Ribeiro Faculdade Mario Schenberg
  • Angela Freitas de Rezende Costa Faculdade Mario Schenberg
  • Viviane Da Rocha Faculdade Mario Schenberg

DOI :

https://doi.org/10.5902/198464444379

Mots-clés :

Teaching practice, Elementary school, Teacher education.

Résumé

http://dx.doi.org/10.5902/198464444379

 

Este artigo aborda a importância da formação inicial e continuada e da prática do professor tomando como referencial os desafios da proposta crítico reflexiva. Tivemos o objetivo de: investigar os pressupostos que embasam a atual formação e prática do professor; pesquisar e analisar as principais dificuldades encontradas para o desenvolvimento da prática docente; compreender e analisar a complexidade inerente a atuação docente dos anos iniciais do ensino fundamental. Para isto realizamos um levantamento bibliográfico considerando as características da formação do profissional critico reflexivo. Realizamos também uma pesquisa qualitativa junto a docentes das séries iniciais do ensino fundamental. Os resultados indicaram que apesar de os docentes conceberem o processo de ensino e aprendizagem como contínuo, eles não investem nesta possibilidade de formação. Constatamos também que a pratica docente se revela mesclada por atitudes e ações  reprodutivistas e por atitudes e ações críticas e reflexivas. Assim se desejarmos investir em uma formação e consequentemente em uma prática crítica e reflexiva se torna fundamental repensar tanto a formação inicial como a formação continuada visando o desenvolvimento de habilidades e competências que sensibilizem tanto os docentes como os futuros docentes para a realização de ações críticas e reflexivas.

Bibliographies de l'auteur-e

Maria Regina Peres, Faculdades Network

Doutora em Psicologia pela PUC-Campinas. Docente da Faculdade de Pedagogia e do Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia das Faculdades Network. Docente do Programa de Especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores com acesso ao Mestrado Europeu em Ciências da Educação, pela Faculdade Mário Schenberg e Grupo Lusófona.

Rogério Da Costa Ribeiro, Faculdade Mario Schenberg

– Formado em Pedagogia pela Faculdades Hoyler - Vargem Grande Paulista-SP. Especialista em Docência Superior pela Universidade Gama Filho – Brasília-DF. Cursando Especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores com acesso ao Mestrado Europeu em Ciências da Educação, pela Faculdade Mário Schenberg e Grupo Lusófona. Docente da Rede Municipal de Ensino de Cotia, atuando na Coordenação do Programa Escola da Família na Secretaria Municipal de Educação.

Lisliê Lúcia Lima Pereira Ribeiro, Faculdade Mario Schenberg

Formada em Pedagogia pela UNAR-Araras-SP. Especialista em Psicopedagogia pela FABAN - Ribeirão Preto-SP. Cursando Especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores com acesso ao Mestrado Europeu em Ciências da Educação, pela Faculdade Mário Schenberg e Grupo Lusófona. Docente da Rede Municipal de Ensino de Cotia-SP

Angela Freitas de Rezende Costa, Faculdade Mario Schenberg

Formada em pedagogia pelo Centro Universitário FIEO – Osasco-SP. Especialista em Educação Física Escolar pela PUC-SP, Especialista em Psicopedagogia Institucional pelo Centro Universitário FIEO – Osasco-SP. Cursando Especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores com acesso ao Mestrado Europeu em Ciências da Educação pela Faculdade Mario Schenberg e Grupo Lusófona. Docente do Colégio e da Faculdade Mario Schenberg, e da Rede Municipal de Ensino de Cotia-SP.

Viviane Da Rocha, Faculdade Mario Schenberg

Formada em Pedagogia pelas Faculdades Oswaldo Cruz – SP. Especialista em Psicopedagogia Institucuinal pelo Centro Universitário FIEO – Osasco-SP. Cursando Especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores com acesso ao Mestrado Europeu em Ciências da Educação pela Faculdade Mario Schenberg e Grupo Lusófona. Docente da Rede Municipal de Ensino de Cotia-SP

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Publié-e

2013-06-20

Comment citer

Peres, M. R., Ribeiro, R. D. C., Ribeiro, L. L. L. P., Costa, A. F. de R., & Rocha, V. D. (2013). <b>A formação docente e os desafios da prática reflexiva</b>. Educação, 38(2), 289–303. https://doi.org/10.5902/198464444379

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