Reflexões sobre a experiência formativa na plataforma Freire em cursos de licenciatura em geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499436871

Palavras-chave:

Ensino de geografia, Formação docente, Plataforma Freire

Resumo

O texto objetiva compreender as trajetórias dos discentes de Geografia do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR), identificando suas dificuldades e suas aprendizagens, bem como, apontar algumas contribuições que o referido programa trouxe para formação profissional dos envolvidos. Para apoiar esta reflexão, nutrimo-nos de dois procedimentos metodológicos: (i) das observações e das impressões obtidas pela experiência como docentes dos cursos e (ii) pela aplicação de um questionário aos discentes. Concluímos que, mesmo com os problemas enfrentados pelo PARFOR, não podem ser desconsideradas as mudanças qualitativas na vida e na trajetória formativa dos professores-cursistas. O texto aponta a necessidade de realização de outros estudos sobre este importante programa de formação de professores, no sentido de investigar como os professores-cursistas ressignificaram sua prática pedagógica após essa experiência formativa, aprofundando a análise dos impactos da formação no cotidiano escolar e dos sentidos dessa experiência para os professores-cursistas.

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Biografia do Autor

Agripino Souza Coelho Neto, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, BA

Professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia, Salvador, BA

Patricia Julia Souza Coelho, Universidade do Estado da Bahia, Serrinha, BA

Professora assistente da Universidade do Estado da Bahia, Serrinha, BA

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Publicado

2020-02-28

Como Citar

Coelho Neto, A. S., & Coelho, P. J. S. (2020). Reflexões sobre a experiência formativa na plataforma Freire em cursos de licenciatura em geografia. Geografia Ensino & Pesquisa, 24, e3. https://doi.org/10.5902/2236499436871