DIÁLOGOS DE FORMADORES: O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NO ÂMBITO DO PIBID GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499424166Resumo
Apresentamos, neste trabalho, reflexões dialógicas de um coordenador do Pibid Geografia da Universidade Estadual de Maringá e de duas supervisoras que acompanham alunos bolsistas em suas atividades de iniciação à docência nas escolas parceiras. Buscamos discutir, entre outras, as seguintes questões: Que tipo de saber as professoras supervisoras comunicam aos alunos? Que tipo de saber o professor coordenador comunica aos alunos? Como estabelecer o devido diálogo entre esses saberes e aproximar, em prol da formação dos alunos, essas duas instituições que representam? Mostramos, nesse contexto, que o Pibid tem o papel atual e potencial de provocar uma aproximação mais intensa entre a Universidade e a Educação Básica, lançando, oxalá, os alicerces para a construção de uma nova cultura para a formação docente e a constituição de comunidades de aprendizagem. Trata-se do encontro de duas instituições com culturas formativas diferenciadas, mas que, cada uma ao seu modo, exercem e podem exercer uma influência marcante na aprendizagem da docência dos alunos envolvidos.
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