UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O USO DAS DIVERSAS LINGUAGENS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: uma interface Teoria e Prática

Autores

  • Rita de Cássia Evangelista dos Santos
  • Rita Jaqueline Nogueira Chiapetti

DOI:

https://doi.org/10.5902/223649947353

Resumo

O artigo analisou o uso de linguagens alternativas (TV/vídeo, fotografia, charge/cartum/histórias em quadrinhos e teatro/dramatização e a musica) como subsídio às aulas de Geografia em uma escola estadual de Itabuna-BA. Foi constatado, através de questionários, que a maioria dos alunos gosta de participar de aulas em que o professor utiliza diferentes liguagens, pois, segundo eles, as aulas se tornam mais dinamicas e agradáveis. A professora das turmas pesquisadas relatou através de entrevista, que utiliza a maioria das linguagens alternativas supracitadas de forma esporádica, mas que os alunos participam mais das aulas quando ela utiliza diferentes metodologias em suas aulas. Palavras-chave: Linguagens alternativas; ensino-aprendizagem de Geografia; recursos didáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Evangelista dos Santos

Licenciada em Geografia e aluna do curso de Especialização em Ensino de Geografia na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Rita Jaqueline Nogueira Chiapetti

Doutora em Geografia pela UNESP/IGCE/Rio Claro-SP e Professora Assistente do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC - Orientadora.

Downloads

Publicado

2012-01-18

Como Citar

Santos, R. de C. E. dos, & Chiapetti, R. J. N. (2012). UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O USO DAS DIVERSAS LINGUAGENS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: uma interface Teoria e Prática. Geografia Ensino & Pesquisa, 15(3), 167–184. https://doi.org/10.5902/223649947353