A LEITURA DE PAISAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA DO 6º ANO ESCOLAR

Autores

  • Ivana Souza Oliveira Santos Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Rita Jaqueline Nogueira Chiapetti Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.5902/223649949192

Resumo

Este artigo discute a importância da leitura de paisagem para a construção de conhecimentos geográficos significativos no 6º ano escolar. Traz uma breve discussão sobre o conceito de paisagem na Geografia Cultural e Humanista e reflete sobre o ensino de Geografia, especialmente no 6º ano. Como contribuição à práxis docente propõe aulas de Geografia para o 6º ano escolar, voltadas para a realidade da cidade de Itajuípe, sul da Bahia, com aula de campo e análise de imagem como metodologias para trabalhar leitura de paisagem como um conteúdo geográfico significativo, capaz de desenvolver habilidades necessárias para formação de alunos críticos.

 

Palavras-chave: Ensino de Geografia, leitura de paisagem, aula de campo.

 

DOI: 10.5902/223649949192

 

Referências


BRASIL. Ministério da Educação e Cultura/Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BERQUE, Augustin. Paisagem-marca, paisagem-matriz: elementos da problemática para uma geografia cultural. In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny (Orgs.). Paisagem, tempo e cultura. 2. ed. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2004. p. 84-91

BORGES, Clarice; PAZ, Miguel. Tempo de Geografia: ensino fundamental. São Paulo: Editora do Brasil, 2011.

CALLAI, Helena Copetti. O ensino de Geografia: recortes espaciais para análise. In: CASTROGIOVANI, Antônio Carlos et al. (Orgs.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 4. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003. p. 57-63.

______. Aprendendo a ler o mundo: A Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Caderno Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, p. 227-242, maio/ago. 2005. Disponível em: <http://www.cedes.unincamp.br>. Acesso em: 19 set. 2012.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. 3. ed. São Paulo: Mcgraw-Hill, 1983.

CHIAPETTI, Rita Jaqueline Nogueira. Na beleza do lugar, o rio das contas indo... ao mar. 2009. 216 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Rio Claro, SP, 2009.

COELHO. Letícia Castilho. O simbólico na paisagem através da leitura de imagens. 2008. p. 1-22. Disponível em: <http://gpitufrgs.files.wordpress.com/2011/03/castilhos-leticia-leitura-de-imagens.pdf>.  Acesso em: 19 set. 2012.COLEÇÃO Projeto Eco. Ensino Fundamental II da Editora Positivo. Disponível em: <http://www.editorapositivo.com.br/ecobox/homerestrita/aprofundamentos/conteudos.html>. Acesso em: 13 nov. 2012.

CORRÊA, Roberto Lobato. A paisagem geográfica: uma bibliografia. Espaço e Cultura, Rio de Janeiro, n. 4, p. 50-54, 1997.______. Geografia Cultural: uma bibliografia. Espaço e Cultura, Rio de Janeiro, n. 5, p. 67-71, 1998.

COSGROVE, Denis. A Geografia está em toda parte: cultura e simbolismo nas paisagens humanas. In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny (Orgs.). Paisagem tempo e cultura. Rio de Janeiro: Editora da UERJ, 1998. p. 92-122.

DANELLI, Sonia C. de Souza. Projeto Araribá: Geografia - Ensino Fundamental. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2007.HOLZER, Werther. Paisagem, imaginário, identidade: alternativas para o estudo geográfico. In: ROSENDAHL, Zeny; CORRÊA, Roberto Lobato (Orgs.). Manifestações da cultura no espaço. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999. p.149-168.

KAERCHER, Nestor André. A Geografia é o nosso dia-a-dia. In: CASTROGIOVANI, Antônio Carlos et al. (Orgs.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 4. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003. p. 11-21.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996.

LIMA, Vanuzia Brito; ASSIS, Lenilton Francisco de. Mapeando alguns roteiros de trabalho de campo em Sobral-CE: uma contribuição ao ensino de Geografia. Revista da Casa da Geografia de Sobral, Sobral, v.6/7, n.1, p. 109-121, 2004/2005.

LOWENTHAL, David. Geografia, experiência e imaginação: em direção a uma epistemologia geográfica. In: CHRISTOFOLETTI, Antônio. Perspectivas da Geografia. São Paulo: Difel, 1982, p. 103-140.

MELO, Vera Mayrinck. Paisagem e simbolismo. In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny (Orgs.). Paisagem, imaginário e espaço. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001. p. 29-48.

______. A paisagem sob a perspectiva das novas abordagens geográficas. In: ENCONTRO DE GEÓGRAFOS DA AMÉRICA LATINA, 10., 2005.  Anais... [Santiago], Chile, 2005. p. 9146-9165. Disponível em: <http://mazinger.sisib.uchile.cl/repositorio/ap/arquitectura_y_urbanismo/h20054111319paisajecultural.pdf>.  Acesso em: 19 set. 2012.

NAME, Leo. O conceito de paisagem na Geografia e suas relações com o conceito de cultura. GeoTextos, Salvador, v. 6, n. 2, p. 163-186, dez. 2010.

NEVES, Karina Fernanda Travangim Viturino. Os trabalhos de campo no ensino de Geografia: reflexões sobre a prática docente na educação básica. Ilhéus,BA: Editus, 2010.

MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio. Trilhas da Geografia: a Geografia no dia-a-dia - 5ª série - Ensino Fundamental. São Paulo: Scipione, 2006.

SAUER, Carl O. A morfologia da paisagem. In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny (Orgs.). Paisagem, tempo e cultura. 2. ed. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2004. p. 12-74.

SCHIER, Raul Alfredo. Trajetórias do conceito de paisagem na geografia. RA’EGA, Curitiba, n. 7, p. 79-85, 2003.

SILVA, Ronaldo da; PEDROSA, Laurindo E. Trabalho de campo como recurso didático: roteiros e metodologias para o espaço urbano de Catalão. In: ENCONTRO REGIONAL DE GEOGRAFIA, 9., 2005, Porto Nacional. Anais... Disponível em: <http://observatoriogeogoias.iesa.ufg.br/uploads/215/original_SILVA__Ronaldo_trabalho_recurso_did_tico.pdf>. Acesso em: 12 abr. 2013.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivana Souza Oliveira Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz

Esse artigo foi resultado de um trabalho de TCC para obtenção do titulo licenciatura em geografia na Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC, tendo como 1ª autora Ivana Souza Oliveira Santos e 2ª autora e orientadora a prof. Dr. Rita Jaqueline Nogueira  Chiapetti

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura/Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CALLAI, Helena Copetti. O ensino de geografia: recortes espaciais para análise. In: CASTROGIOVANI, Antônio Carlos et al. (Orgs.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 4. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003. p. 57-63.

CORRÊA, Roberto Lobato. A paisagem geográfica: uma bibliografia. Espaço e Cultura, Rio de Janeiro, n. 4, p. 50-54, 1997.

SAUER, Carl O. A morfologia da paisagem. In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny (Orgs.). Paisagem, tempo e cultura. 2. ed. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2004. 123 p. p. 12-74.

Downloads

Publicado

2014-01-22

Como Citar

Santos, I. S. O., & Chiapetti, R. J. N. (2014). A LEITURA DE PAISAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA DO 6º ANO ESCOLAR. Geografia Ensino & Pesquisa, 18(1), 67–84. https://doi.org/10.5902/223649949192