UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O USO DAS DIVERSAS LINGUAGENS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: uma interface Teoria e Prática

Rita de Cássia Evangelista dos Santos, Rita Jaqueline Nogueira Chiapetti

Resumo


O artigo analisou o uso de linguagens alternativas (TV/vídeo, fotografia, charge/cartum/histórias em quadrinhos e teatro/dramatização e a musica) como subsídio às aulas de Geografia em uma escola estadual de Itabuna-BA. Foi constatado, através de questionários, que a maioria dos alunos gosta de participar de aulas em que o professor utiliza diferentes liguagens, pois, segundo eles, as aulas se tornam mais dinamicas e agradáveis. A professora das turmas pesquisadas relatou através de entrevista, que utiliza a maioria das linguagens alternativas supracitadas de forma esporádica, mas que os alunos participam mais das aulas quando ela utiliza diferentes metodologias em suas aulas. Palavras-chave: Linguagens alternativas; ensino-aprendizagem de Geografia; recursos didáticos.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/223649947353

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Indexações e Bases Bibliográficas