Para onde nos transportam as fotografias de sustentabilidade ambiental?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499483229

Palavras-chave:

Geografia, Colonialidade, Sustentabilidade

Resumo

Este estudo tem como foco de investigação as fotografias apresentadas nos livros didáticos de Geografia/Ciências Humanas relacionadas com a temática ambiental que podem intencionar a manutenção da colonialidade. Optamos por analisar duas imagens fotográficas exibidas nos livros didáticos do Novo Ensino Médio com o intuito de alargar nosso pensamento e nos transportar para a abertura de outras possibilidades. A pesquisa está ancorada no campo dos Estudos Culturais, apoiada em Didi-Huberman, José Mauricio Nilian Carcamo e Valter do Carmo Cruz,  autores que nos auxiliaram neste exercício de fraturar as imagens. Foi nas fotografias de sustentabilidade que possíveis sinais de colonialidade estavam latentes, sendo que as experimentações realizadas neste estudo tiveram o intuito de descolonizá-las. Percebemos que enquanto nos países centrais o ambiente é retratado como espaço de ócio e lazer, para os que se situam às margens está associado a fonte de recurso e trabalho humano. A escola é potência quando possibilita que seus recursos pedagógicos permitam, através do livro didático, fragmentar o pensamento colonial para que novos caminhos sejam construídos.

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Biografia do Autor

Cláudia Melatti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (1993) e Mestrado em Geografia Dinâmica Espaco Ambiental pela Universidade Estadual de Londrina (2011). Participou como avaliadora no Programa Nacional do Livro Didático - PNLD ( 2017 a 2019). Professora da Educação Básica na área de Geografia pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Atualmente é estudante de doutorado e bolsista pela Capes no programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Linha de Ensino de Geografia.

 

Ivaine Maria Tonini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduações em Licenciatura Plena e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), pós-doutorado em Geografia pela Universidade de Barcelona (2007 - Bolsista CAPES), estágio sênior pela Universidad Nacional a Distancia/Madrid (2011 - Bolsista Fundação Carolina); Universidade de Lisboa (2012 - Bolsista CAPES); Universitat de Valencia (2013 - Bolsista CAPES) e Universidade de Sevilla (2015 - Bolsista CAPES). Atualmente é professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Geografia, linha de Ensino em Geografia, da Universidade Federal do Rio Grande do sul. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino da Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: livro didático, currículo, mídia. Participação no Programa Nacional do Livro Didático 2016/2017/2018. Professora Titular no Departamento de Ensino e Currículo, Faculdade de Educação.

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

Melatti, C., & Tonini, I. M. (2023). Para onde nos transportam as fotografias de sustentabilidade ambiental?. Geografia Ensino & Pesquisa, 27, e83229. https://doi.org/10.5902/2236499483229