A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NA CONSTRUÇÃO DO SABER/FAZER DOCENTE

Autores

  • Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins Professora do Departamento de Geografia da Universidade do estado de Santa Catarina - UDESC
  • Ivaine Maria Tonini Professora da UFRGS;

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499421000

Resumo

Resumo: Neste artigo apresentamos parte dos resultados de uma pesquisa que está sendo desenvolvida com o projeto de pesquisa “O Papel do Estágio Supervisionado no Contexto da Formação do Professor de Geografia”, no curso de Geografia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina – FAED/UDESC, em que o objetivo é investigar a percepção das representações que cada estagiário elaborou durante o estágio, em relação aos alunos, ao professor, à escola, aos outros estagiários de seu grupo e ao próprio estágio. Com base nessas representações, procuramos identificar, através de narrativas, quais saberes os estagiários conseguiram construir durante esse período e caracterizar a singularidade da ação docente a partir da experiência de cada um no período da regência de classe. Para a produção dos dados, foi utilizado as narrativas e as rodas de conversa.

Palavras-chaves: Estágio supervisionado; Geografia; Narrativas; Saberes docentes;

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins, Professora do Departamento de Geografia da Universidade do estado de Santa Catarina - UDESC

Licenciada em Geografia; Mestre em Educação; Doutora em Geografia; Professora da área do ensino de Geografia, supervisora de estágios do curso de Geografia Licenciatura da FAED/UDESC; Coordenadora do LEPEGEO – Laboratório de Estudos e Pesquisas de Educação em Geografia; membro do LABTATE/UFSC; Coordenadora PIBID Geografia da FAED/UDESC; Professora do curso de Pós-Graduação em Geografia da UFSC. rosamilitzgeo@gmail.com

Ivaine Maria Tonini, Professora da UFRGS;

Professora da Faculdade de Educação da UFRGS, Departamento de Ensino e Currículo; Programa de Pós-Graduação em Geografia e do Núcleo de Estudos em Educação e Geografia da UFRGS.

Referências

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BARREIRO, I. M. de F.; GEBRAN, R. A. Prática de Ensino e Estágio Supervisionado na Formação de Professores. São Paulo: Avercamp, 2006.

CAVALCANTI, Lana de Souza. A formação de professores de Geografia: o lugar da prática de ensino. In: TIBALLI, Elianda F. Arantes; CHAVES, Sandramara Matias (Org.). Concepções e práticas em formação de professores: diferentes olhares. XI ENDIPE. Goiânia: Alternativa, 2003.

CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. “Para entender a necessidade de práticas prazerosas no ensino de geografia na pós-modernidade”. IN: REGO, Nelson; CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos; KAERCHER, Nestor André. Geografia. Porto Alegre: Artmed, 2007.

Freitas, M.T.M.; Fiorentini, D. As possibilidades formativas e investigativas da narrativa em educação matemática. Horizontes, v.25, p.63-67, 2007.

LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana. Porto Alegre: Contra & Bando, 1999.

MARTINS, Rosa Elisabete M. W. Um diálogo acerca das experiências dos estagiários no contexto do estágio de docência em geografia. Artigo Publicado ENPEG-SUL, 2013.

MIRANDA, M. I. Ensino e pesquisa: o estágio como espaço de articulação. In: MIRANDA, M. I.; SILVA, L. C. (Org.). Estágio supervisionado e prática de ensino: desafios e possibilidades. Araraquara, SP: Junqueira&Marin; Belo Horizonte, MG: FAPEMIG, 2008. p.15-36.

NÓVOA, António (Org.) Os Professores e a sua formação. Lisboa. Publicações Dom Quixote. 1995.

OLIVEIRA, V. F. de. Narrativas e saberes docentes. In: OLIVEIRA, V. F. de (Org.). Narrativas e saberes docentes. Ijuí: Unijuí, 2006.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. 5ª ed. – São Paulo: Cortez, 2010.

PRADO, Guilherme do Val Toledo; SOLIGO, Rosaura. Memorial de formação: quando as memórias narram à história da formação. IN: PRADO, Guilherme do Val Toledo; SOLIGO, Rosaura (Org.). Porque escrever é fazer história: revelações, subversões e superações. São Paulo: Alínea, 2007.

SOUZA, E. C. de. O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A; Salvador, BA: UNEB, 2006.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

Martins, R. E. M. W., & Tonini, I. M. (2016). A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NA CONSTRUÇÃO DO SABER/FAZER DOCENTE. Geografia Ensino & Pesquisa, 20(3), 98–106. https://doi.org/10.5902/2236499421000