Para onde nos transportam as fotografias de sustentabilidade ambiental?
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499483229Palavras-chave:
Geografia, Colonialidade, SustentabilidadeResumo
Este estudo tem como foco de investigação as fotografias apresentadas nos livros didáticos de Geografia/Ciências Humanas relacionadas com a temática ambiental que podem intencionar a manutenção da colonialidade. Optamos por analisar duas imagens fotográficas exibidas nos livros didáticos do Novo Ensino Médio com o intuito de alargar nosso pensamento e nos transportar para a abertura de outras possibilidades. A pesquisa está ancorada no campo dos Estudos Culturais, apoiada em Didi-Huberman, José Mauricio Nilian Carcamo e Valter do Carmo Cruz, autores que nos auxiliaram neste exercício de fraturar as imagens. Foi nas fotografias de sustentabilidade que possíveis sinais de colonialidade estavam latentes, sendo que as experimentações realizadas neste estudo tiveram o intuito de descolonizá-las. Percebemos que enquanto nos países centrais o ambiente é retratado como espaço de ócio e lazer, para os que se situam às margens está associado a fonte de recurso e trabalho humano. A escola é potência quando possibilita que seus recursos pedagógicos permitam, através do livro didático, fragmentar o pensamento colonial para que novos caminhos sejam construídos.
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