Educação popular e agroecologia: contribuições para a construção da política de assistência técnica e extensão rural equitativa no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318179662653

Palavras-chave:

Desenvolvimento rural, Feminismo, Políticas públicas

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre as contribuições da Educação Popular e da Agroecologia para a ressignificação das bases teóricas e metodológicas da política pública de Assistência Técnica e Extensão Rural. O texto destaca como as confluências entre educação popular e agroecologia e as imbricações desses aportes com a epistemologia feminista vêm contribuindo para o debate de equidade no contexto da ATER pública. O trabalho foi estruturado a partir de uma revisão sobre o tema e mais especificamente da seleção e revisão de 06 artigos do portal de periódicos da CAPES, publicados entre 2012 e 2017. Os documentos analisados discutem sobre as bases ideológicas e epistemológicas da PNATER e Política nacional de Agroecologia e Produção Orgânica - PNAPO. O artigo aponta alguns elementos centrais no processo de ressignificação da ATER difusionista para uma ATER equitativa, como a previsão da equidade social, valorização da cidadania, promoção do desenvolvimento rural sustentável com base nos princípios da agroecologia, enfoques pedagógicos democráticos, participativos, pautados no reconhecimento da pluralidade e diversidade das múltiplas categorias que compõem a agricultura familiar.

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Biografia do Autor

Zelia Vanuza Marques, Instituto Federal do Pará, Castanhal, PA

Pedagoga - Extensionista Rural da EMATER - PA

Mestra em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares - IFPA - Castanhal- PA

 

Romier da Paixão Sousa, Instituto Federal do Pará, Castanhal, PA

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1999), mestrado em Agriculturas Amazônicas pela Universidade Federal do Pará (2002) e mestrado em Agroecología: un enfoque para el Desarrollo rural pela Universidade Internacional de Andalucia (2011), Doutorado em Estudios Medioambientales pela Universidad Pablo de Olavide (2015). Trabalhou como agente de ATER em assentamentos rurais (2001-2002); Atuou como Assessor Técnico em Organizações da Sociedade Civil do campo agroecológico, onde foi membro da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) (2003-2005); Desde 2005 é professor efetivo de ensino básico, técnico e tecnológico do IFPA – Campus Castanhal, onde foi coordenador do Projeto de Curso de Técnico em Agropecuária com ênfase em Agroecologia no IFPA Castanhal/PRONERA, Coordenou em nível estadual do Programa Saberes da Terra na Amazônia Paraense, Foi Diretor de Educação Agrícola do IFPA (2010) e Diretor de Ensino do Campus Castanhal do IFPA (2012-2014). Desenvolveu diversas atividades de formação, pesquisa e extensão tecnológica junto à comunidades rurais Amazônicas, possuindo publicações relacionadas aos temas da Agroecologia, Manejo Florestal Comunitário e Educação profissional do campo. Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa – Núcleo de Estudos em Educação e Agroecologia na Amazônia vinculado ao CNPq; É membro do Grupo de Pesquisa Internacional "Cooperativismo, Desarrollo Rural y Emprendimientos Solidarios en la Unión Europea y Latinoamérica"; É Vice - Presidente Nacional da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia); Tutor do Programa de Educação Tutorial de Agronomia do IFPA. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Desenvolvimento Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, Agroecologia, Extensão rural; Amazônia. Atua na área de educação, a partir dos temas da educação profissional e educação do campo.

Louise Ferreira Rosal, Instituto Federal do Pará, Castanhal, PA

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2002), mestrado em Agronomia (Fitotecnia/Biotecnologia/Cultura de Tecidos Vegetais) pela Universidade Federal de Lavras (2004) e doutorado em Agronomia (Fitotecnia/Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Lavras (2008). Desde 2010, é professora do quadro permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - Campus Castanhal atuando nos Cursos de Agronomia, Técnico em Agropecuária, Técnico em Agroindústria, Especialização em Educação do Campo e Desenvolvimento Rural Sustentável na Amazônia e Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares. Já coordenou o Curso de Agronomia, o Curso de Doutorado Interinstitucional/DINTER entre o IFPA-Campus Castanhal e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido/UFERSA e o Programa de Educação Tutorial, PET Agronomia. Atualmente, está como coordenadora substituta do Curso de Agronomia. Tem experiência na área de Horticultura, com ênfase em Produção Vegetal, Cultivo e Manejo de Plantas Medicinais, Etnoconhecimento e Etnobotânica sobre Plantas Medicinais, Produção Orgânica de Hortaliças e Paisagismo. É membro do Núcleo de Estudos e Educação em Agroecologia na Amazônia (NEA - IFPA Castanhal) e do Grupo de Estudos em Etnociências na Amazônia.

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Publicado

2022-05-04

Como Citar

Marques, Z. V., Sousa, R. da P., & Rosal, L. F. (2022). Educação popular e agroecologia: contribuições para a construção da política de assistência técnica e extensão rural equitativa no Brasil. Extensão Rural, 28(1), e5. https://doi.org/10.5902/2318179662653

Edição

Seção

Extensão e Comunicação Rural

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