Popular education and agroecology: contributions to the construction of the technical assistance policy and equitative rural extension in brazil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318179662653

Keywords:

Rural development, Feminism, Public Policies

Abstract

This article presents reflections on the contributions of Popular Education and Agroecology to the reframing of the theoretical and methodological bases of the public policy of Technical Assistance and Rural Extension. The text highlights how the confluences between popular education and agroecology and the implications of these contributions with feminist epistemology have contributed to the equity debate in the context of public ATER. The work was structured based on a review on the theme and more specifically on the selection and review of 06 articles from the CAPES journals portal, published between 2012 and 2017. The analyzed documents discuss the ideological and epistemological bases of PNATER and the National Policy on Agroecology and Organic Production - PNAPO. The article points out some central elements in the process of reframing the diffusionist ATER towards an equitable ATER, such as the prediction of social equity, the enhancement of citizenship, the promotion of sustainable rural development based on the principles of agroecology, democratic, participatory pedagogical approaches, based on recognition the plurality and diversity of the multiple categories that make up family farming.

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Author Biographies

Zelia Vanuza Marques, Instituto Federal do Pará, Castanhal, PA

Pedagoga - Extensionista Rural da EMATER - PA

Mestra em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares - IFPA - Castanhal- PA

 

Romier da Paixão Sousa, Instituto Federal do Pará, Castanhal, PA

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1999), mestrado em Agriculturas Amazônicas pela Universidade Federal do Pará (2002) e mestrado em Agroecología: un enfoque para el Desarrollo rural pela Universidade Internacional de Andalucia (2011), Doutorado em Estudios Medioambientales pela Universidad Pablo de Olavide (2015). Trabalhou como agente de ATER em assentamentos rurais (2001-2002); Atuou como Assessor Técnico em Organizações da Sociedade Civil do campo agroecológico, onde foi membro da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) (2003-2005); Desde 2005 é professor efetivo de ensino básico, técnico e tecnológico do IFPA – Campus Castanhal, onde foi coordenador do Projeto de Curso de Técnico em Agropecuária com ênfase em Agroecologia no IFPA Castanhal/PRONERA, Coordenou em nível estadual do Programa Saberes da Terra na Amazônia Paraense, Foi Diretor de Educação Agrícola do IFPA (2010) e Diretor de Ensino do Campus Castanhal do IFPA (2012-2014). Desenvolveu diversas atividades de formação, pesquisa e extensão tecnológica junto à comunidades rurais Amazônicas, possuindo publicações relacionadas aos temas da Agroecologia, Manejo Florestal Comunitário e Educação profissional do campo. Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa – Núcleo de Estudos em Educação e Agroecologia na Amazônia vinculado ao CNPq; É membro do Grupo de Pesquisa Internacional "Cooperativismo, Desarrollo Rural y Emprendimientos Solidarios en la Unión Europea y Latinoamérica"; É Vice - Presidente Nacional da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia); Tutor do Programa de Educação Tutorial de Agronomia do IFPA. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Desenvolvimento Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, Agroecologia, Extensão rural; Amazônia. Atua na área de educação, a partir dos temas da educação profissional e educação do campo.

Louise Ferreira Rosal, Instituto Federal do Pará, Castanhal, PA

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2002), mestrado em Agronomia (Fitotecnia/Biotecnologia/Cultura de Tecidos Vegetais) pela Universidade Federal de Lavras (2004) e doutorado em Agronomia (Fitotecnia/Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Lavras (2008). Desde 2010, é professora do quadro permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - Campus Castanhal atuando nos Cursos de Agronomia, Técnico em Agropecuária, Técnico em Agroindústria, Especialização em Educação do Campo e Desenvolvimento Rural Sustentável na Amazônia e Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares. Já coordenou o Curso de Agronomia, o Curso de Doutorado Interinstitucional/DINTER entre o IFPA-Campus Castanhal e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido/UFERSA e o Programa de Educação Tutorial, PET Agronomia. Atualmente, está como coordenadora substituta do Curso de Agronomia. Tem experiência na área de Horticultura, com ênfase em Produção Vegetal, Cultivo e Manejo de Plantas Medicinais, Etnoconhecimento e Etnobotânica sobre Plantas Medicinais, Produção Orgânica de Hortaliças e Paisagismo. É membro do Núcleo de Estudos e Educação em Agroecologia na Amazônia (NEA - IFPA Castanhal) e do Grupo de Estudos em Etnociências na Amazônia.

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Published

2022-05-04

How to Cite

Marques, Z. V., Sousa, R. da P., & Rosal, L. F. (2022). Popular education and agroecology: contributions to the construction of the technical assistance policy and equitative rural extension in brazil. Extensão Rural, 28(1), e5. https://doi.org/10.5902/2318179662653

Issue

Section

Extensão e Comunicação Rural