Turismo receptivo local na Amazônia Oriental Paraense

Autores

  • Jacirene da Silva Queiroz INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - IFPA.
  • Gutemberg Armando Diniz Guerra UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ -UFPA
  • Maria Goretti da Costa Tavares UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318179613699

Palavras-chave:

Amazônia Oriental, Turismo de Base Comunitária, Participação, Protagonismo Local.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/2318179613699

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada sobre a experiência do Instituto Tapiaim, organização social que pratica a recepção de turistas nos povoados de Muriazinho, Recreio, Pedras Grandes e Praia das Ilhas Romanas, locais que fazem parte dos roteiros criados pelo mesmo Instituto, no município de Curuçá, no Nordeste Paraense. Trata-se de um estudo de caso realizado a partir de procedimentos quantitativos e qualitativos, cujas categorias de análise são turismo de base comunitária, participação e protagonismo local. O objetivo geral da pesquisa é analisar a experiência de TBC enquanto estratégia de reprodução social e desenvolvimento local pelos integrantes do Tapiaim e demais atores sociais, políticos e institucionais envolvidos nessa experiência. Observa-se a falta de equidade na distribuição dos ganhos entre os membros do grupo, a concentração de ganho pelas operadoras de turismo e o isolamento do Instituto dentro do município em relação ao diálogo e parcerias e identificou-se que as ações desenvolvidas pelo Tapiaim não tem conseguido segurar os jovens no local.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacirene da Silva Queiroz, INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - IFPA.

Bacharel em Turismo, Mestranda em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável. Sou  professora do Eixo de Turismo, Hospitalidade e Lazer , do Campus Belém,  no curos de Eventos, no IFPA. Desenvolvo a função de Gestão Institucional do Programa Mulheres Mil. Faço parte fo Parfor - Educação do Campo, do IFPA.

Gutemberg Armando Diniz Guerra, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ -UFPA

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal da Bahia (1976), Especialista em Desenvolvimento Rural Integrado pela Secretaria de Planejamento e Tecnologia do Estado da Bahia (1984), Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará (1991), doutor em Socio Economia do Desenvolvimento pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, França (1999), Pós doutor pela Columbia Universtiy in New York City (2009). Professor associado e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Agriculturas Amazônicas do Núcleo de Ciências Agrarias e Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Pará (2006-2007 e 2010-2011). Experiência na área de Agronomia, com ênfase em Sociologia Rural, atuando nos seguintes temas: Agricultura familiar, Campesinato, Sindicalismo rural, Amazônia, Desenvolvimento rural, Agro-extrativismo, Mercados e Feiras Agrícolas.

Maria Goretti da Costa Tavares, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA

Maria Goretti da Costa Tavares concluiu a graduação em Licenciatura Plena em Geografia (1988) e Bacharelado em Direito (1987) pela Universidade Federal do Pará. Concluiu o curso Especialização em Instrumentação Específica à Análise Geográfica Aplicada à Amazônia (1989) pela Universidade Federal do Pará. Concluiu o Mestrado em Geografia (1992) e o Doutorado em Geografia (1999) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou Pós-doutorado na área de Geografia do Turismo no Laboratório MIT (Mobilités, Itinéraires, Tourismes) no Instituto de Geografia da Universidade de Paris 1, Panthéon-Sorbonne, Paris-França (2006 - 2007). Desde o ano de 1991 é docente da Universidade Federal do Pará, sendo atualmente Professora Associada 3 da Faculdade de Geografia e Cartografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa, extensão e orientação acadêmica na graduação e pós-graduação. Exerceu o cargo de Coordenadora do curso de graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará por duas gestões (1991-1993 e 2000-2002) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (2004-2006) da Universidade Federal do Pará. Atualmente coordena 2 projetos de pesquisa e 1 projeto de Extensão na área de Geografia do Turismo, e 1 projeto de cooperação Procad-Casadinho com o Programa de Pós Graduação em Geografia Humna da USP. Atua na área de Geografia, com ênfase nas linhas de pesquisa: Turismo e Produção do Espaço na Amazônia, Turismo de Base Comunitária, Políticas de Turismo na Amazônia, Turismo, Geografia e Patrimônio e Redes e Organização do Território na Amazônia.

Downloads

Publicado

2015-03-22

Como Citar

Queiroz, J. da S., Guerra, G. A. D., & Tavares, M. G. da C. (2015). Turismo receptivo local na Amazônia Oriental Paraense. Extensão Rural, 22(1), 87–106. https://doi.org/10.5902/2318179613699

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)