O projeto profissional do jovem no contexto da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul

Autores

  • Adair Pozzebon Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul - EFASC
  • Flávia Charão-Marques Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural - PGDR, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. http://orcid.org/0000-0002-1818-9281

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318179620335

Palavras-chave:

agricultura familiar, educação do campo, juventude rural, pedagogia da alternância.

Resumo

Este artigo descreve e analisa o processo de elaboração e desenvolvimento do Projeto Profissional do Jovem – PPJ na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul - EFASC no âmbito de um processo formativo baseado na pedagogia da alternância. Os argumentos desenvolvidos têm por base pesquisa quanti-qualitativa realizada junto a estudantes e educadores entre 2014 e 2015. Os resultados indicam que o PPJ é o principal meio para discutir, refletir e organizar possibilidades concretas de inserção sócio-profissional dos estudantes, contribuindo significativamente para fortalecer o vínculo identitario do jovem com o meio onde vive e ampliando a percepção das oportunidades de diversificação e geração de renda. No entanto, identifica-se a necessidade de fortalecer ações pós-formação de modo a ampliar a contribuição da EFASC para o desenvolvimento regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adair Pozzebon, Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul - EFASC

Tecnólogo em Horticultura (UERGS). Mestrado em Desenvolvimento Rural (PGDR/UFRGS). Professor da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC). E-mail: adair.efasc@gmail.com

Flávia Charão-Marques, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural - PGDR, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Graduada em Agronomia (UFRGS). Mestrado em Fitotecnia (UFRGS). Doutorado em Desenvolvimento Rural (PGDR/UFRGS). Prof.ª Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. E-mail: flavia.marques@ufrgs.br

Referências

BURGHGRAVE. T. Vagabundos, não senhor cidadãos brasileiros e planetários: uma experiência educativa pioneira do Campo. Orizona: UNEFAB, 2011.

CALDART, R. S. Por uma educação do campo: traços de uma identidade em construção. In: ARROYO, M., CALDART, R., MOLINA, M. C. Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2009. p. 147-158.

COSTA, J. P. R. Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul - EFASC: uma contribuição ao desenvolvimento da região do Vale do Rio Pardo a partir da pedagogia da alternância. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional), Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, 2012.

COSTA, J. P. R.; COSTA, N. M. V.; SILVA, M. R. P. Os desafios e as práticas pedagógicas do professor-pesquisador do campo no Nordeste paraense/Amazônia brasileira. Extensão Rural, v. 19, n. 2, p. 55-76, 2012.

ETGES, V. E. A região no contexto da globalização: o caso do Vale do Rio Pardo. In: VOGT, O.; SILVEIRA, R. Vale do Rio Pardo: (re)conhecendo a região. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2001.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 17 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

______. Extensão ou comunicação? Trad. de Rosisca Darcy de Oliveira. 7 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

______. Pedagogia do oprimido, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GARCÍA-MARIRRODRIGA, R.; PUIG-CALVÓ, P. Formação em alternância e desenvolvimento educativo dos CEFFAs no mundo. Belo Horizonte: O lutador, 2010.

GIMONET, J. C. Praticar e compreender a pedagogia da alternância dos CEFFAS. Petrópolis: Vozes, 2007.

GOMES, A. C. A operacionalização do mercado institucional de alimentos no contexto do Vale Do Rio Pardo: o caso da Cooperativa Leoboqueirense de Agricultores Familiares. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional), Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, 2014.

PUIG-CALVÓ, P. Formação Pessoal e Desenvolvimento Local. In: Pedagogia da alternância: formação em alternância e desenvolvimento sustentável, Brasília: União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil, 2002. p. 126–146.

RIBEIRO, M. Movimento camponês, trabalho e educação – liberdade, autonomia, emancipação: princípios/fins da formação humana. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

RUDNICKI, C.; GUERIN, Y. S. As mediações na trajetória de vida dos agricultores do tabaco no Rio Grande do Sul. Extensão Rural, v. 20, n. 1, p. 27-36, 2014.

SANTOS, I. F.; PINHEIRO, J. E. L. O CEFFA e o projeto profissional do jovem. Revista da Formação por Alternância, Brasília, v. 1, n. 1, 2005.

THIES, V. F.; MELLO, U. P. Procedimentos educativos de transição agroecológica: o caso da experimentação participativa na FUNDEP (RS). Extensão Rural, v. 19, n. 2, p. 109-124, 2012.

VERDEJO, M. E. Guia prático: DRP. Brasília: Gráfica ASCAR, 2006. p. 61.

VERGUTZ, C. L. B. Aprendizagens na pedagogia da alternância da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, 2013.

ZAMBERLAN, S. Formação e desenvolvimento sustentável: o lugar da família - na vida institucional da escola-família - Participação e Relações de Poder. Dissertação (Mestrado Internacional em Ciências da Educação), Universidade Nova de Lisboa – Portugal e Université François Rabelais de Tours – France, 2003.

Downloads

Publicado

2016-10-19

Como Citar

Pozzebon, A., & Charão-Marques, F. (2016). O projeto profissional do jovem no contexto da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul. Extensão Rural, 23(3), 69–85. https://doi.org/10.5902/2318179620335

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)