O projeto profissional do jovem no contexto da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul

Authors

  • Adair Pozzebon Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul - EFASC
  • Flávia Charão-Marques Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural - PGDR, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. http://orcid.org/0000-0002-1818-9281

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318179620335

Keywords:

agricultura familiar, educação do campo, juventude rural, pedagogia da alternância.

Abstract

Este artigo descreve e analisa o processo de elaboração e desenvolvimento do Projeto Profissional do Jovem – PPJ na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul - EFASC no âmbito de um processo formativo baseado na pedagogia da alternância. Os argumentos desenvolvidos têm por base pesquisa quanti-qualitativa realizada junto a estudantes e educadores entre 2014 e 2015. Os resultados indicam que o PPJ é o principal meio para discutir, refletir e organizar possibilidades concretas de inserção sócio-profissional dos estudantes, contribuindo significativamente para fortalecer o vínculo identitario do jovem com o meio onde vive e ampliando a percepção das oportunidades de diversificação e geração de renda. No entanto, identifica-se a necessidade de fortalecer ações pós-formação de modo a ampliar a contribuição da EFASC para o desenvolvimento regional.

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Author Biographies

Adair Pozzebon, Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul - EFASC

Tecnólogo em Horticultura (UERGS). Mestrado em Desenvolvimento Rural (PGDR/UFRGS). Professor da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC). E-mail: adair.efasc@gmail.com

Flávia Charão-Marques, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural - PGDR, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Graduada em Agronomia (UFRGS). Mestrado em Fitotecnia (UFRGS). Doutorado em Desenvolvimento Rural (PGDR/UFRGS). Prof.ª Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. E-mail: flavia.marques@ufrgs.br

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Published

2016-10-19

How to Cite

Pozzebon, A., & Charão-Marques, F. (2016). O projeto profissional do jovem no contexto da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul. Extensão Rural, 23(3), 69–85. https://doi.org/10.5902/2318179620335

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