O psicopedagogo e as intervenções nas dificuldades de aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2447115169127

Palavras-chave:

Psicopedagogo, Dificuldades de aprendizagem, Intervenções psicopedagógicas

Resumo

Essa pesquisa fundamentou-se numa proposta de observação do psicopedagogo e nas intervenções e dificuldades de aprendizagem. Essa pesquisa teve como objetivo diagnosticar os fatores maléficos que interferem na aprendizagem, avaliando o enfoque psicopedagógico da dificuldade de aprendizagem, os processos de desenvolvimento e os caminhos da aprendizagem no contexto escolar, familiar e no aspecto afetivo, cognitivo e biológico. Nesse estudo foi realizada uma revisão bibliográfica de vários autores como BOSSA (2000); FREINET (2002); entre outros que contribuíram para uma reflexão sobre aspectos relativos às dificuldades de aprendizagem, bem como a importância da Psicopedagogia em estabelecer diretrizes para a resolução dessas dificuldades. Surge no espaço pedagógico a reflexão de que a escola tem a tarefa primordial de “reconstruir” o papel e a figura do aluno, proporcionando-lhe serem criador e protagonista do seu conhecimento. Levar o aluno a pensar e buscar informações para o seu desenvolvimento educacional, cultural e pessoal é uma das competências básicas da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Soares Silva

Pós-Doutorando em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (UFRRJ); Pós-Doutorando em Química pelo IQSC-USP; Doutor em Ensino de Ciências e Matemática, com ênfase em Educação Especial e Inclusiva, Mestre em Engenharia e Ciências dos Materiais (MACKENZIE); Licenciado em Química e Pedagogia, Vasta experiência no Ensino de Ciências, Química, Pedagogia e Educação Especial; Membro do Grupo de Pesquisa - Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE/UFRRJ).

Fabio José Antonio da Silva Silva, UEL/UEM

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina/PR (2003), Pós Graduação em Fisiologia do Exercício pela Universidade Estadual de Maringá/PR (2005), Mestrado em Educação pela UNIGRAN - Pedro Juan Caballero/Paraguai (2013), MBA em Gestão de Pessoas pela UNOPAR (2017) e Doutorando em Educação Física - UEL/UEM (2017-2021). Experiência na área de Treinamento Desportivo, com ênfase em Educação Física Escolar, Treinamento Funcional, Atividade Fisica para Grupos Especiais, Corrida de Rua, Residencia Multiprofissional na Atenção Básica e Saúde Mental, Comando Motor e Distúrbios da Aprendizagem, conhecimentos sobre Recreação e Lazer, bem como Organização de Competições, Arbitragem e Gestão de Pessoas. Membro do GEPEMENE - Grupo de Estudos e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício. Docente de cursos de Graduação e Pós Graduação, nível lato sensu, nas áreas da Educação e Saúde. Atualmente servidor publico do município de Apucarana/PR, na área da Saúde Pública, atuando como Profissional de Educação Física no SUS.

Referências

BOSSA, Nádia. A Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1994.

BOSSA, Nadia A. A psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

CORREIA, L.M.; MARTINS, A.P. Dificuldades de Aprendizagem: Que são? Como entendê-las? Rio de Janeiro, 2005.

FREINET. C. Uma escola ativa e cooperativa. São Paulo. 2002. Disponível em http://www.novaescola.abril.com.br. Acesso em 16 Jul. 2020.

FREIRE. P. Pedagogia da autonomia. 27. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

LINHARES, Maria Beatriz M. Avaliação assistida. Psicologia: teorias e pesquisa. Brasília, 11 (1): 23-31, 1995.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1994 (Coleção Magistério 2º grau).

SOARES, Dulce Consuelo R. Os vínculos como passaporte da aprendizagem: um encontro D’EUS. Rio de Janeiro: Caravansarai, 2003.

VYGOTSKY, L. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: USP, 1988.

Downloads

Publicado

2022-12-18

Como Citar

Soares Silva, R., & Silva, F. J. A. da S. (2022). O psicopedagogo e as intervenções nas dificuldades de aprendizagem. Experiência. Revista Científica De Extensão, 8(2), 01–11. https://doi.org/10.5902/2447115169127

Edição

Seção

Artigos