Descobertas no ensino médio: a experiência de estudantes na iniciação científica e atividades de extensão

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/2447115189425

Parole chiave:

Ensino fundamental e médio, Pesquisa, Extensão Comunitária

Abstract

O ensino médio, além de sedimentar o ensino básico, pode aproximar os estudantes da pesquisa e extensão. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho relatar a experiência de atividades desenvolvidas por estudantes de ensino médio na pesquisa e extensão. Trata-se de um relato de experiência a partir das vivências de estudantes de ensino médio do sul do Brasil como bolsistas de iniciação científica, por um período superior a um ano, e como participantes de atividades de extensão. Dentre os resultados desta experiência estão o aprendizado sobre pesquisa científica, a aproximação com a universidade e a dinâmica deste ambiente, a interação com profissionais e acadêmicos com diferentes níveis de formação, o aperfeiçoamento da leitura, da escrita e de manuseio de instrumentos digitais e redes sociais, para produção de conteúdos e disseminação do conhecimento à comunidade. A inserção da pesquisa científica e da extensão universitária no dia a dia destes estudantes, embora desafiador, pode promover a ampliação do conhecimento e desenvolvimento pessoal e profissional, tanto para eles quanto para o orientador, tornando a experiência enriquecedora. O investimento nesse processo de formação acadêmica poderá estimular futuros pesquisadores, trazer reconhecimento para a ciência brasileira e gerar transformação social.

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Biografie autore

Carolina Renz Pretto, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Enfermagem, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Rosângela Marion da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Ciências, Docente Permanente no Programa de Pós Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Flávia Camef Dorneles Lenz, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Enfermagem, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Nízer Londero Plestsch, Universidade Federal de Santa Maria

Estudante de Ensino Médio, Bolsista de Iniciação Científica na Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Luiza Rizzi Chaves, Universidade Federal de Santa Maria

Estudante de Ensino Médio, Bolsista de Iniciação Científica na Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Juliana Tamiozzo, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica de Enfermagem, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

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Pubblicato

2025-11-05

Come citare

Pretto, C. R., da Silva, R. M., Lenz, F. C. D., Plestsch, N. L., Chaves, L. R., & Tamiozzo, J. (2025). Descobertas no ensino médio: a experiência de estudantes na iniciação científica e atividades de extensão. Experiência. Revista Científica De Extensão, 11, e89425. https://doi.org/10.5902/2447115189425

Fascicolo

Sezione

Relatos de experiência