Descobertas no ensino médio: a experiência de estudantes na iniciação científica e atividades de extensão
DOI:
https://doi.org/10.5902/2447115189425Parole chiave:
Ensino fundamental e médio, Pesquisa, Extensão ComunitáriaAbstract
O ensino médio, além de sedimentar o ensino básico, pode aproximar os estudantes da pesquisa e extensão. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho relatar a experiência de atividades desenvolvidas por estudantes de ensino médio na pesquisa e extensão. Trata-se de um relato de experiência a partir das vivências de estudantes de ensino médio do sul do Brasil como bolsistas de iniciação científica, por um período superior a um ano, e como participantes de atividades de extensão. Dentre os resultados desta experiência estão o aprendizado sobre pesquisa científica, a aproximação com a universidade e a dinâmica deste ambiente, a interação com profissionais e acadêmicos com diferentes níveis de formação, o aperfeiçoamento da leitura, da escrita e de manuseio de instrumentos digitais e redes sociais, para produção de conteúdos e disseminação do conhecimento à comunidade. A inserção da pesquisa científica e da extensão universitária no dia a dia destes estudantes, embora desafiador, pode promover a ampliação do conhecimento e desenvolvimento pessoal e profissional, tanto para eles quanto para o orientador, tornando a experiência enriquecedora. O investimento nesse processo de formação acadêmica poderá estimular futuros pesquisadores, trazer reconhecimento para a ciência brasileira e gerar transformação social.
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