Educação do campo: efeitos da desigualdade no acesso e permanência na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2447115189483

Palavras-chave:

Educação do campo, Desigualdade, Abandono

Resumo

O presente trabalho discute os motivos que levam alunos do campo a descontinuarem seus estudos escolares. O trabalho tem como objetivo geral compreender as causas que levaram os egressos a não permanecerem na Educação Básica em escola do campo. Tendo como objetivos específicos: apontar fatores que contribuíram para essa desistência; traçar alternativas de implantação de políticas públicas que venha contribuir com o fim das desigualdades educacionais, sociais, política e culturais no meio rural; analisar Educação do Campo como um espaço de identidade e de sobrevivência. Foi utilizada a pesquisa participante com abordagem qualitativa e, iniciando com fundamentação teórica em Caldart (2000, 2002, 2010), Arroyo (2007, 2011), Salomão Hage (2014), Bicalho (2017), Martins (2020) e Saviani (2016) e com base nos marcos legais Constituição Federal 1988 e Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDBEN, 9.394, BRASIL, 1996). A pesquisa de campo foi realizada com ex-alunos da escola municipal José Pinto da Silva, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário aplicado a seis (6) ex-discentes. Diante da análise dos dados, evidenciou-se a inclusão do Ensino Médio da Educação Básica no campo. Portanto, a partir da pesquisa realizada com os ex-alunos foi possível perceber a ausência do poder público com as populações campesinas.

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Biografia do Autor

Cardoso Sousa dos Santos, Universidade Federal do Maranhão

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão

Samuel Correa Duarte, Universidade Federal do Maranhão

Formação Acadêmica Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais, área de concentração: Sociologia. Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais, área de concentração: Política Internacional e Comparada; Mestre em Desenvolvimento e Planejamento Territorial pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, área de concentração: Economia e Desenvolvimento Territorial; Doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará, área de concentração: Mobilizações Sociais, Campo e Cidade.

Kelly Almeida de Oliveira, Universidade Federal do Maranhão

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão, mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão e Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso. Atualmente é Professora Adjunta - Nível 2 da Universidade Federal do Maranhão em Codó.

Lucas Paulo Carneiro da Silva, Universidade Federal do Maranhão

Curso de Licenciatura em Pedagogia, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), estudante de pós graduação em Língua Portuguesa e Matemática.

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Publicado

2025-11-05

Como Citar

dos Santos, C. S., Duarte, S. C., de Oliveira, K. A., & da Silva, L. P. C. (2025). Educação do campo: efeitos da desigualdade no acesso e permanência na escola. Experiência. Revista Científica De Extensão, 11, e89483. https://doi.org/10.5902/2447115189483

Edição

Seção

Dossiê temático: Direitos Humanos, Imigrantes e Refugiados em Vulnerabilidade Social no Brasil