O psicopedagogo e as intervenções nas dificuldades de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.5902/2447115169127Palavras-chave:
Psicopedagogo, Dificuldades de aprendizagem, Intervenções psicopedagógicasResumo
Essa pesquisa fundamentou-se numa proposta de observação do psicopedagogo e nas intervenções e dificuldades de aprendizagem. Essa pesquisa teve como objetivo diagnosticar os fatores maléficos que interferem na aprendizagem, avaliando o enfoque psicopedagógico da dificuldade de aprendizagem, os processos de desenvolvimento e os caminhos da aprendizagem no contexto escolar, familiar e no aspecto afetivo, cognitivo e biológico. Nesse estudo foi realizada uma revisão bibliográfica de vários autores como BOSSA (2000); FREINET (2002); entre outros que contribuíram para uma reflexão sobre aspectos relativos às dificuldades de aprendizagem, bem como a importância da Psicopedagogia em estabelecer diretrizes para a resolução dessas dificuldades. Surge no espaço pedagógico a reflexão de que a escola tem a tarefa primordial de “reconstruir” o papel e a figura do aluno, proporcionando-lhe serem criador e protagonista do seu conhecimento. Levar o aluno a pensar e buscar informações para o seu desenvolvimento educacional, cultural e pessoal é uma das competências básicas da educação.
Downloads
Referências
BOSSA, Nádia. A Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1994.
BOSSA, Nadia A. A psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
CORREIA, L.M.; MARTINS, A.P. Dificuldades de Aprendizagem: Que são? Como entendê-las? Rio de Janeiro, 2005.
FREINET. C. Uma escola ativa e cooperativa. São Paulo. 2002. Disponível em http://www.novaescola.abril.com.br. Acesso em 16 Jul. 2020.
FREIRE. P. Pedagogia da autonomia. 27. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
LINHARES, Maria Beatriz M. Avaliação assistida. Psicologia: teorias e pesquisa. Brasília, 11 (1): 23-31, 1995.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1994 (Coleção Magistério 2º grau).
SOARES, Dulce Consuelo R. Os vínculos como passaporte da aprendizagem: um encontro D’EUS. Rio de Janeiro: Caravansarai, 2003.
VYGOTSKY, L. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: USP, 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.