Alfabetização de adolescentes com síndrome de Down

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X88738

Palavras-chave:

Tarefas Match-to-Sample, Alfabetização, Síndrome de Down

Resumo

A síndrome de Down (SD) é a anomalia genética mais comum, ocorrendo em aproximadamente 1 a cada 800 nascimentos vivos, com uma incidência que aumenta conforme a idade materna. Como principal causa de deficiência intelectual, a SD está frequentemente associada a dificuldades no aprendizado e no desenvolvimento de habilidades adaptativas. Este estudo documental analisou dados de prontuários de uma instituição filantrópica em São Paulo, examinando o desempenho em leitura, escrita e matemática de 39 adolescentes e adultos com SD, com idades entre 13 e 19 anos. Utilizou-se o método de tarefas Match-to-Sample (MTS) para avaliar o progresso dos participantes ao longo de dois anos. A análise estatística, incluindo o teste de Friedman, revelou uma melhora significativa nas habilidades escolares, com diferenças significativas observadas para português (χ²(2) = 19,414, p < 0,001) e para matemática (χ²(2) = 12,903, p = 0,002). Os modelos MTS se mostraram ferramentas eficazes na mensuração quantitativa do desempenho em análises de medidas repetidas, fornecendo uma base sólida para futuras intervenções educacionais.

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Biografia do Autor

Cristiano Pedroso, Associação para o Desenvolvimento Integral do Down

Psicólogo, pedagogo, músico (OMB 53172), pós-graduado em neuropsicologia e  psicomotricidade, mestre em distúrbios do desenvolvimento, MBA em gestão de saúde, mestre e doutor em neurociências e comportamento pela USP. Pos-doutorando do programa de psicologia experimental USP. Possui cursos de especialização por universidades nacionais e internacionais. Atualmente é professor universitário, com aulas ministradas em 16 estados do Brasil, em mais de 40 cidades. Possui mais de 20 anos de experiência no campo dos distúrbios do desenvolvimento

Rose Dantas Nunes Sandes, Associação para o Desenvolvimento Integral do Down

Pedagoga, professora de Artes, pós graduada em Atendimento Educacional Especializado (AEE) ,pós graduada em Práticas Educativas: Criatividade, Ludicidade e Jogos, pós graduada em nível de especialização em Práticas em Alfabetização e Letramento, pós graduada em nível e especialização em Educação Infantil. Atualmente é professora na Rede Municipal de São Paulo e na rede privada. Possui mais de 12 anos experiência no campo da deficiência intelectual.

Bruna Biazoli de Oliveira, Associação para o Desenvolvimento Integral do Down

Graduada em Letras e Pedagogia, possui expertise no campo da Análise Aplicada do Comportamento. Atualmente, é coordenadora pedagógica, com foco em ações voltadas para pessoas com deficiência intelectual

Elizete Sinesia Leal Pereira, Associação para o Desenvolvimento Integral do Down

Pedagoga especialista em alfabetização. Possui mais de 20 anos de experiencia, atuando principalmente com pessoas com deficiência intelectual. 

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Publicado

2025-06-26

Como Citar

Pedroso, C., Sandes, R. D. N., Oliveira, B. B. de, & Pereira, E. S. L. (2025). Alfabetização de adolescentes com síndrome de Down. Revista Educação Especial, 38(1), e34/1–16. https://doi.org/10.5902/1984686X88738