Alfabetização de adolescentes com síndrome de Down
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X88738Palavras-chave:
Tarefas Match-to-Sample, Alfabetização, Síndrome de DownResumo
A síndrome de Down (SD) é a anomalia genética mais comum, ocorrendo em aproximadamente 1 a cada 800 nascimentos vivos, com uma incidência que aumenta conforme a idade materna. Como principal causa de deficiência intelectual, a SD está frequentemente associada a dificuldades no aprendizado e no desenvolvimento de habilidades adaptativas. Este estudo documental analisou dados de prontuários de uma instituição filantrópica em São Paulo, examinando o desempenho em leitura, escrita e matemática de 39 adolescentes e adultos com SD, com idades entre 13 e 19 anos. Utilizou-se o método de tarefas Match-to-Sample (MTS) para avaliar o progresso dos participantes ao longo de dois anos. A análise estatística, incluindo o teste de Friedman, revelou uma melhora significativa nas habilidades escolares, com diferenças significativas observadas para português (χ²(2) = 19,414, p < 0,001) e para matemática (χ²(2) = 12,903, p = 0,002). Os modelos MTS se mostraram ferramentas eficazes na mensuração quantitativa do desempenho em análises de medidas repetidas, fornecendo uma base sólida para futuras intervenções educacionais.
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