Reflexões sobre as políticas de acesso dos alunos cotistas ao Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Cabo Frio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X84200

Palavras-chave:

Políticas de Acesso para alunos cotistas, Ensino Médio Integrado, Educação Inclusiva

Resumo

Objetiva-se aqui apresentar dados de uma pesquisa de campo, realizada (através de questionário semiestruturado), com vias a reflexões sobre a percepção de 18 professores do nono ano do ensino fundamental (de escolas que se situam próximo ao IFF Campus Cabo Frio - nos municípios de Armação dos Búzios e Cabo Frio), a respeito do grau de conhecimento de seus alunos sobre as políticas de acesso ao Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Cabo Frio – particularmente políticas de acesso ligadas às cotas destinadas às cotas sociais (aos que se encontram em situação de vulnerabilidade financeira), raciais (ligadas a grupos étnicos) ou às pessoas com deficiências. Os dados do campo foram analisados da seguinte forma: (i) as informações do campo foram tabuladas e apresentadas em forma de texto narrativo, (ii) tais informações, conforme apresentadas, foram analisadas à luz de material bibliográfico pertinente e (iii) inferências foram, então, realizadas. A cada bloco de informações este processo se repetiu, até que todos os dados do campo foram discutidos. Dentre os achados, evidencia-se que todas as unidades escolares analisadas possuem internet banda larga, mas nem todas disponibilizam acesso à internet para os alunos e que as informações sobre o processo seletivo para ingresso no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal Fluminense Campus Cabo Frio chegam aos alunos, mas nem sempre chegam na íntegra.

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Biografia do Autor

Marcos da Silveira Pugirá, Centro Universitário Carioca

Mestrando em Novas Tecnologias Digitais na Educação pela Unicarioca (MPNTDE/UNICARIOCA). Pós-Graduação em Gestão Escolar, pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá e Pós-Graduação em Inspeção Escolar pela Faculdade Signorelli. Graduação em Biologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é professor da Prefeitura Municipal de Cabo Frio, Coordenador de Ciências da Natureza da escola em que atua e Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal Fluminense Campus Cabo Frio (IFF - Cabo Frio), lotado na Direção de Ensino. 

Rosa Lidice de Moraes Valim, Centro Universitário Carioca

Doutora em Psicossociologia (EICOS/UFRJ), Mestre em Design e Sociedade (PUC-Rio) e Bacharel em Comunicação Social (PUC-Rio) com extensão em Empreendedorismo (PUC-Rio). Professora do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação da UniCarioca (MPNTDE).  Pesquisadora associada do Laboratório de Práticas Inclusivas e do GT/DGP/CNPq de Tecnologias sociais para popularização da ciência. Editora de seção de ensaios da revista acadêmica RECITE.

Veronica Eloi de Almeida, Centro Universitário Carioca

Doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da UFRJ, Mestre em Sociologia (UFRJ), Bacharel em Ciências Sociais (e licenciada) pela UERJ. Compõe o corpo docente do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação, da Unicarioca, do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e da UERJ.

Referências

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Publicado

2025-04-01

Como Citar

Pugirá, M. da S., Valim, R. L. de M., & Almeida, V. E. de. (2025). Reflexões sobre as políticas de acesso dos alunos cotistas ao Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Cabo Frio. Revista Educação Especial, 38(1), e24/1–22. https://doi.org/10.5902/1984686X84200

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