Políticas de Educação Inclusiva: fragilização do direito à inclusão das pessoas com deficiência na escola comum

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X71375

Palavras-chave:

Políticas de inclusão, Escola comum, (Des)democratização

Resumo

Este texto analisa as políticas de educação inclusiva com o objetivo de problematizar os deslocamentos operados nos discursos sobre a inclusão, os quais têm produzido a fragilização de direitos historicamente conquistados pelas pessoas com deficiência. Em uma perspectiva foucaultiana e com inspiração nos estudos contemporâneos de Brown, Dardot e Laval, considera-se como materialidade de análise a “Política Nacional de Educação Especial: equitativa, inclusiva e com aprendizado ao longo da vida”, o Decreto 10.502/2020, que a instituiu, assim como notas de repúdio produzidas por organizações científicas e pela sociedade civil. A partir de tal materialidade, percebe-se o avanço de políticas neoconservadoras em pelo menos dois eixos: 1. na abordagem do princípio da liberdade individual como direito das famílias de escolherem o melhor espaço de escolarização, o que se transmuta no direito à exclusão dos sujeitos com deficiência; 2. na ressignificação da noção de inclusão escolar como algo que se dá no presente e no âmbito escolar. Esses deslocamentos discursivos têm fragilizado o direito à inclusão das pessoas com deficiência na escola comum e reforçado o processo de (des)democratização em curso no Brasil contemporâneo.

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Biografia do Autor

Kamila Lockmann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Professora doutora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Rejane Klein, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Professora doutora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

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Publicado

2022-12-08

Como Citar

Lockmann, K., & Klein, R. R. (2022). Políticas de Educação Inclusiva: fragilização do direito à inclusão das pessoas com deficiência na escola comum. Revista Educação Especial, 35, e56/1–20. https://doi.org/10.5902/1984686X71375

Edição

Seção

Dossiê: A Educação Especial e inclusiva no contexto neoconservador: problematizações sobre o processo de (des)democratização

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