<b>Um olhar sobre a deficiência/diferença na escola inclusiva</b>

Autores

  • Viviane Preichardt Duek Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte

Resumo

Nesse texto abordamos o modo como professoras do ensino fundamental percebem os alunos com necessidades educacionais especiais, incluídos nas classes regulares de uma escola da rede pública do município de Santa Maria, RS e os sentidos que atribuem à sua presença em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, cujas informações foram coletadas por meio de observações e entrevistas semi-estruturadas. Os dados compilados evidenciam que imagens diversas sobre o fenômeno da deficiência parecem se sobrepor no imaginário dessas professoras em que o aluno com necessidades educacionais especiais é visto ora como incapaz de aprender, devido à sua deficiência, ora é tido como sinônimo de aprendizagem e crescimento pessoal. Com esse estudo compreendemos que o olhar lançado pelo professor sobre a deficiência/diferença do outro, precisa ser (re)significado, a fim de promover devires na aprendizagem do educando de modo que o mesmo venha a assumir o lugar que lhe cabe nesse processo, isto é, de aluno.

Palavras-chave: Inclusão Escolar. Deficiência/Diferença. Necessidades Educacionais Especiais.

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Como Citar

Duek, V. P. (2011). <b>Um olhar sobre a deficiência/diferença na escola inclusiva</b>. Revista Educação Especial, (29). Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4176

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua