<b>Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular: ressignificando a formação pessoal e profissional da educadora infantil</b>
Resumo
O presente artigo é oriundo de um estudo monográfico que aborda a trajetória pessoal e profissional de uma professora de Educação Infantil da rede estadual de ensino de Santa Maria, RS. Para a coleta das informações optou-se pela abordagem qualitativa História de Vida, utilizando-se tanto do relato escrito como oral, por meio de entrevistas semi-estruturadas. Tendo-se como recurso a memória, visamos contribuir para a ressignificação docente e compreender como vem se constituindo o processo de formação pessoal e profissional de uma educadora infantil, tendo como pano de fundo o paradigma da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular. À luz das leituras realizadas, as primeiras aproximações com a história de vida da professora colaboradora mostram que sua trajetória de vida pessoal está intimamente relacionada à sua trajetória de formação profissional. Visto a natureza do estudo, julga-se incondizente generalizarmos os resultados, acreditando que o modo como cada sujeito se constitui seja o resultado de suas vivências e interações com o meio e com os demais indivíduos. Percebe-se assim, que os professores têm que se construir diariamente num processo em que os aspectos da vida pessoal não podem ser separados da vida profissional, pois o professor é um ser único e indivisível devendo ser este fator relevante no planejamento da formação docente.
Palavras-chave Inclusão. Trajetória de Vida. Formação Docente.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).