<b>Um olhar sobre a deficiência/diferença na escola inclusiva</b>
Resumo
Nesse texto abordamos o modo como professoras do ensino fundamental percebem os alunos com necessidades educacionais especiais, incluídos nas classes regulares de uma escola da rede pública do município de Santa Maria, RS e os sentidos que atribuem à sua presença em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, cujas informações foram coletadas por meio de observações e entrevistas semi-estruturadas. Os dados compilados evidenciam que imagens diversas sobre o fenômeno da deficiência parecem se sobrepor no imaginário dessas professoras em que o aluno com necessidades educacionais especiais é visto ora como incapaz de aprender, devido à sua deficiência, ora é tido como sinônimo de aprendizagem e crescimento pessoal. Com esse estudo compreendemos que o olhar lançado pelo professor sobre a deficiência/diferença do outro, precisa ser (re)significado, a fim de promover devires na aprendizagem do educando de modo que o mesmo venha a assumir o lugar que lhe cabe nesse processo, isto é, de aluno.
Palavras-chave: Inclusão Escolar. Deficiência/Diferença. Necessidades Educacionais Especiais.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).