Acessibilidade como dispositivo: diferença, subjetivação e inclusão na educação
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X93482Parole chiave:
Acessibilidade, Filosofia da Diferença, Dispositivo, Subjetivação, AlteridadeAbstract
Este ensaio investiga a noção de acessibilidade em educação inclusiva a partir de um recorte eminentemente teórico, combinando abordagens da Pedagogia Especial, do Modelo Social da Deficiência, da Psicologia e da Filosofia da Diferença. A acessibilidade é problematizada como construção histórico-discursiva, enredada em regimes de saber-poder que normatizam corpos, competências e modos de aprender e enquadram práticas institucionais, discursivas e administrativas que produzem sujeitos incluídos e excluídos. Na sequência, analisa-se o Modelo Social da Deficiência como paradigma crítico que desloca o foco do indivíduo per se para as barreiras sociais e institucionais, propondo uma releitura das subjetivações que emergem desses embates. A Filosofia da Diferença, por sua vez, é mobilizada para questionar as categorias de normalidade e uniformidade, afirmando a singularidade radical do sujeito. Propõe-se, assim, uma abordagem crítica e interdisciplinar da acessibilidade, voltada à construção de espaços educativos que reconheçam a diferença como valor e não como déficit.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALMEIDA, Tiago. Currículos e agenciamentos do devir: trânsitos ao redor de Deleuze na delimitação da infância a partir de Emílio de Rousseau. Fractal: Revista de Psicologia, Niterói, v. 30, n. 3, p. 302-309, 2018. DOI: https://doi.org/10.22409/1984-0292/v30i3/9582.
ALMEIDA, Tiago. The government of childhood: towards a historical ontology of child development and the delimitation of ways of being a child. Childhood & Philosophy, Rio de Janeiro, v. 19, p. 01–20, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.76362.
ALMEIDA, Tiago.; COSTA, Luciano. Children’s cartography: methodological ap-proaches followed by experiences with children and adolescents from Portugal and Brazil. Childhood & Philosophy, Rio de Janeiro, v. 17, p. 01–24, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.56968.
ALMEIDA, Tiago.; Ó, Jorge Ramos do. A vida como acontecimento e a potência do indeterminado em tempos de pandemia para pensar a relação com a infância. Revista Sociedad e Infancias, Madrid, v. 4, p. 185-188, 2020. DOI: 10.5209/soci.69737.
BARNES, Colin.; MERCER, Geof. Exploring disability. 2. ed. Cambridge: Polity Press, 2010.
BEESLEY, Luke. “[T]he most precise and thorough understanding of the situation we are struggling to change”: re-capturing emancipatory disability re-search. Frontiers in Sociology, v. 10, 2025. DOI: 10.3389/fsoc.2025.1562498
CANGUILHEM, Georges. Le normal et le pathologique. Paris: Presses Universitaires de France, 1966.
DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. Lisboa: Relógio de Água, 2000.
DELEUZE, Gilles.; GUATTARI, Félix. Mil planaltos: capitalismo e esquizofrenia. 2. ed. Rio de Janeiro: Assírio & Alvim, 2007.
DELEUZE, Gilles.; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? São Paulo: Editora 34, 1992.
FOUCAULT, Michel. Discipline and punish: the birth of the prison. Trad. Alan Sheridan. New York: Vintage, 2004.
FOUCAULT, Michel. Os anormais. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: Nascimento da Prisão. Lisboa: Edições 70, 2013.
FOUCAULT, Michel. Nascimento da Biopolítica. Lisboa: Edições 70, 2010.
FOUCAULT, Michel. The confession of the flesh. In: GORDON, Colin (Ed.). Power/Knowledge: selected interviews and other writings, 1972–1977. New York: Pantheon Books, 1980.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: A vontade de Saber. Lisboa: Relógio D’ Água, 1994.
FREITAS, Marcos Cezar. Educação inclusiva: diferenças entre acesso, acessibilidade e inclusão. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 53, n. 197, p. 1-15, 2023. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp. Acesso em: 17 out. 2025.
GOULD, Stephen Jay. The mismeasure of man. New York: W. W. Norton & Company, 1981.
KASSAR, Mônica Cristina. Educação especial na perspectiva da educação inclusi-va: desafios da implantação de uma política nacional. Educar em Revista, Curiti-ba, n. 41, p. 61-79, 2011.
MITTLER, Peter. Working towards inclusive education: social policies and practice. London: David Fulton Publishers, 2000.
Ó, Jorge Ramos do. O governo de si mesmo. Lisboa: Educa, 2003.
OLIVER, Michael. The politics of disablement: a sociological approach. Lon-don: Macmillan, 1990.
OLIVER, Michael. Understanding disability: from theory to practice. London: Macmillan, 1996.
ONU. CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊN-CIA. Nova York: Organização das Nações Unidas, 2006.
RODRIGUES, David; NOGUEIRA, Jorge. Educação especial e inclusiva em Por-tugal: fatos e opções. Rev. bras. educ. espec. 2011, vol.17, n.01, pp.03-20
ROSE, David H.; MEYER, Anne. Teaching every student in the digital age: universal design for learning. Alexandria: Association for Supervision and Cur-riculum Development, 2002.
ROSE, Nikolas. Powers of freedom: reframing political thought. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 7. ed. Rio de Janeiro: WVA Editora, 2009.
SHAKESPEARE, Tom. Disability rights and wrongs. London: Routledge, 2006.
SKLIAR, Carlos. Pedagogia (improvável) da diferença: e se o outro não estivesse aí? Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2003. p. 25-48.
UNESCO. The Salamanca Statement and Framework for Action on Special Needs Education. Paris: UNESCO, 1994.
UNIYAL, Ranu; RIZVI, Fatima. Understanding Disability. London: Springer, 2023.
UNION OF THE PHYSICALLY IMPAIRED AGAINST SEGREGATION (UPI-AS). Fundamental principles of disability. London: UPIAS, 1976.
VEIGA-NETO, Alfredo; LOPES, Maura C. Inclusão e governamentalidade. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 947-963, 2007.
WOLBRING, Gregor; LAIBA Nasir. Intersectionality of Disabled People through a Disability Studies, Ability-Based Studies, and Intersectional Pedagogy Lens: A Survey and a Scoping Review. Societies, Basel, v. 14, n. 9, p. 176, 2024. DOI: https://doi.org/10.3390/soc14090176.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Revista Educação Especial

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).


