Estado da arte sobre indicação e identificação de altas habilidades ou superdotação em Ciências da Natureza

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DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X90963

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Altas Habilidades/Superdotação, Ciências da Natureza, Identificação/Indicação

Abstract

O objetivo deste artigo é analisar o estado da arte sobre teses e dissertações a respeito da identificação e indicação de altas habilidades ou superdotação em Ciências da Natureza, com o intuito de mapear os procedimentos adotados, investigando os tipos de instrumentos indicadores vêm sendo utilizados para tal, bem como identificar lacunas na literatura que possam orientar futuras pesquisas e práticas educacionais. Para tanto, consultamos pesquisas publicadas no Banco de Dissertações e Teses da Capes, de 2005 a 2024. Os dados foram analisados a partir das seguintes categorias: produções por ano, identificação de altas habilidades ou superdotação, área de Ciências da Natureza e instrumento de identificação/indicação. Os resultados revelaram 36 pesquisas focadas na identificação ou indicação de estudantes com altas habilidades ou superdotação. Especificamente na área de Ciências da Natureza, 9 estudos abordam o tema de altas habilidades ou superdotação, dos quais apenas 2 se dedicam à investigação relacionada à identificação ou indicação de estudantes com características de altas habilidades ou superdotação em Ciências da Natureza. Esse cenário evidencia que o tema ainda é pouco discutido, apontando a relevância de trazê-lo para o debate científico.

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Biografie autore

Ana Paula Amaral de Freitas Machado, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda em Educação em Ciências na Universidade Federal de Goiás - UFG. Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de Brasília - UnB (2014). Especialização em Bioética pela Universidade de Brasília - UnB (2005). Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Brasília - UCB (2002). Atualmente é professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Atuou em sala de recursos, trabalhando com Atendimento Educacional Especializado (AEE). Integrou a equipe da Coordenação de Educação Integral da Secretaria de Educação do DF (2014 - 2016). Atuou como formadora de docentes para a área de Educação Inclusiva. Atua na área de Ensino de Biologia e Ciências da Natureza com foco nos seguintes temas: Ensino de Ciências e as necessidades educacionais especiais, Ensino de Ciências e as Altas Habilidades/Superdotação, Ensino com abordagem STEAM e as Altas Habilidades/Superdotação. Formação de professores e a Educação Inclusiva.

Lorrana Nara Naves Nóbrega, Universidade Federal de Goiás

Possui doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestrado em Química Analítica pela Universidade de Brasília (2013), licenciatura em Química (FAESPE - Goiás/Universidade Estadual Vale do Acaraú) e graduação Tecnológica em Química Agroindustrial pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (2010). Atua como professora substituta de Química EBTT no Instituto Federal de Goiás - Câmpus Luziânia e como Supervisora do Progama Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na mesma instituição. As pesquisas e coorientações desenvolvidas no ensino de Química/Ciências enfocam temáticas como Inclusão Escolar - Altas Habilidades/Superdotação, Formação de Professores, Educação Intercultural Indígena e Ensino-aprendizagem.

Claudio Roberto Machado Benite, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Química com ênfase em Ensino de Química e Mestre em Educação em Ciências e Matemática (UFG). Especialista em Ensino de Ciências (UERJ) e Licenciado em Química. Coordenador do Núcleo de Tecnologia Assistiva para a Experimentação no Ensino de Ciências do Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão (LPEQI) e coordenador de Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Química. Professor Associado do Instituto de Química, pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências (NUPEC) e vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática, ambos da UFG. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: Ensino de Química e Cibercultura na Inclusão Escolar; Necessidades Educativas Especiais e Necessidades Formativas dos Professores na perspectiva Inclusiva; Ensino de Química no âmbito da lei 10.639 e Design e Prototipagem de Tecnologia Assistiva para a Experimentação no Ensino de Ciências.

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Pubblicato

2025-10-13

Come citare

Machado, A. P. A. de F., Nóbrega, L. N. N., & Benite, C. R. M. (2025). Estado da arte sobre indicação e identificação de altas habilidades ou superdotação em Ciências da Natureza. Revista Educação Especial, 38(1), e64/01–23. https://doi.org/10.5902/1984686X90963

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Sezione

Revisão de literatura/Estudo teórico

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