Vivência de estudantes com diversidade funcional que circulam pelo Instagram e YouTube

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X84787

Parole chiave:

Vivência, Diversidade Funcional, Universidade

Abstract

Com base em diferentes textos vigotskianos propõe-se refletir sobre a vivência educacional das jovens que participam da Coordenadora de Estudantes Universitários com Diversidade Funcional da Universidade do Chile (CEDIFUCH). A questão que norteou esta reflexão foi: como as estudantes com diversidade funcional vivenciam a universidade? Analiza-se um corpus recortado do perfil do Instagram da CEDIFUCH e de um canal no Youtube da mesma instituição de estudo. Medodologicamente, considera-se um diálogo teórico entre Vigotski e Bakhtin, razão pela qual o discurso juvenil é analisado com o apoio dos conceitos de gênero discursivo e cronotopo. Em seguida, é feita uma síntese dos resultados a partir da noção de vivência. Os resultados discutem indícios da importância, por um lado, de uma vivência coletiva de colaboração e, por outro, de nomear a própria vivência. Finalmente, é hipotetizada uma vivência orientada para a empatia, coletiva, organizada e colaborativa pelo direito de nomear e transformar a própria vivência.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

María Castro-Torres, Universidad de Chile, Santiago, Chile

Possui graduação em "Psicologia" - Universidad de Chile (2004), mestrado em "Educación mención Curriculum y Comunidad Educativa" - Universidad de Chile (2011) e Doutorado em educação - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2019). Acadêmica Departamento de Psicologia da Universidade do Chile. Pesquisa e tem experiência na área de Psicologia atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior e equidade do ponto de vista da psicología histórico-cultural em diálogo com a análise do discurso.

Riferimenti bibliografici

ABREU, F. S. D. de; PEDERIVA, P. L. M. O desenvolvimento da pessoa com deficiência na teoria histórico-cultural: Caminhos indiretos e compensação. Educação Por Escrito, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e41900, 2021. DOI: 10.15448/2179-8435.2021.1.41900. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/41900. Acesso em: 14 ago. 2023.

AMORIM, Marília. O pesquisador e seu outro: Bakhtin nas ciências humanas. São Paulo, SP: Musa. 2001.

ANDRADE, Letícia Raboud Mascarenhas De; CAMPOS, Herculano Ricardo. Perejivânie: uma aproximação ao estado da arte das pesquisas. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 1–17, 2019.

BAKHTIN, Mikhael. O texto na linguística, na filologia e em outras ciências humanas. In: BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Traducción de Pablo Bezerra. São Paulo, Brasil, Editora 34. 2016a.

BAKHTIN, Mikhael. Os gêneros do discurso. Traducción de Pablo Bezerra. São Paulo, Brasil, Editora 34, 2016b.

BAKHTIN, Mikhael. As formas do tempo e do cronotopo no romance. In: BA-KHTIN, Mikhael. Teoria do Romance II. Traducción de: Paulo Becerra. 1 ed. São Paulo: Editora34, 2018.

CEDIFUCH. Política de Inclusión y Discapacidad UChile: Análisis y pro-puestas desde la experiencia estudiantil. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/live/ooO5exZaNCI?feature=share. Acesso em: 31 jul. 2023.

CEDIFUCH. Coordinadora de Estudiantes com Diversidad Funcional Uni-versidad de Chile. 2022. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CkL5c6vDDke/. Acesso em: 31 jul. 2023.

DELARI, Achilles Delari Junior; PASSOS, Lulia Vladimirovna Bobrova. Al-guns sentidos da palavra “perejivánie”. In: DELARI, Achilles Delari Junior; PASSOS, Lulia Vladimirovna Bobrova. Notas para estudo futuro junto à psi-cologia russa. Campinas, Brasil, UMUARAMA/IVANOVO. 2009.

FONTES, F. F., FALCÃO, J. T. D. R., ANDRADE, L. R. M. D., SOUSA, P. C. A. D., & MARQUES, J. A. Psicologia histórico-cultural, perezhivanie e além: uma entrevista com Nikolai Veresov. Educação & Sociedade, 40. pp. 1-20. 2019.

GINZBURG, C. Mitos, emblemas, sinais: Morfologia e história. Traducción de F. Carotti. São Paulo, Brasil, Companhia das Letras. 1989.

GRILLO, Sheila. Esfera e campo. In: BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2010. p. 133-160.

LIBERALI, Fernanda Coelho; FUGA, Valdite Pereira. A importância do conceito de perejivanie na constituição de agentes transformadores. Estudos de Psicologia (Campinas), 2018, vol. 35, p. 363-373.

MEDVIÉDEV, Patrícia. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Traducción de E. Vólkova Americo. São Paulo, Brasil: Contexto, 2012.

PEDERIVA, Patrícia, TUNES, E. Da atividade musical e sua expressão psi-cológica. 1 ed. Curitiva: Editora PRISMAS, Editora Appris, 2013.

PEDERIVA, Patrícia.; OLIVEIRA, D.; MIRANDA, J. V.; PEDERIVA, M. Os Sig-nos Artísticos e a Educação Estética em Vigotski. Educação & Realidade, [S. l.], v. 47, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/116929. Acesso em: 14 ago. 2023.

PISTORI, Maria Helena. Dialogia na persuasão “publicitária”. Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, [S.l.], v. 9, n. 1, p. Port. 148-167 / Eng. jun. 2014. ISSN 2176-4573. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/bakhtiniana/article/view/16717/14756. Acesso em: 17 jan. 2019. pp. 157-176. 2014.

POSSENTI, S. Questões para analistas do discurso. São Paulo, Brasil: Pa-rábola, 2011.

PRESTES, Zoia. Quando não é quase a mesma coisa: traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil. 2 ed. São Paulo: Autores Asociados. 2021.

ROJO, Roxane; BARBOSA, Jaqueline. Hipermodernidade, multiletramentos y generos discursivos. 1 ed. São Paulo: Editorial Parábola. 2015.

ROJO, Roxane; MELO, Rosineide De. Letramentos contemporâneos e a ar-quitetônica Bakhtiniana. DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, 33, pp. 1271-1289. 2017.

SMOLKA, Ana Luiza. A Conceição da linguagem como instrumento: um ques-tionamento sobre práticas discursivas e educação formal. Temas em Psicolo-gia, 2. pp. 11-21. 1995.za

SMOLKA, Ana Luiza. Da alfabetização como processo discursivo: os espaços de elaboração nas relações de ensino. In: Cecia Goulart, Claudia Mendes, Norma Ferrerira (orgs.): A alfabetização como processo discursivo. 30 anos de A crianca na fase inicial da escrita. São Paulo: Cortez, 2017.

TOASSA, Gisele; SOUZA, Marilene Proença Rebello de. Las vivencias: cues-tiones de traducción, sentidos y fuentes epistemológicas en el legado de Vigo-tski. Psicologia USP, 2010, vol. 21.

UNIVERSIDAD DE CHILE. Política de Inclusión Universitaria en la Perspec-tiva de la Diversidad Funcional. Santiago de Chile. 2018.

VERESOV, Nikolai; FLEER, Marilyn. The Journey Forward. In VERESOV, Ni-kolai: Mind, Culture, and Activity. p.1-4. 2016.

VERESOV, Nikolai. Perezhivanie (live through) as a phenomenon and a con-cept: questions on clarification and methodological meditations. Main Issues Of Pedagogy And Psychology, 17(1), 46-64. DOI: https://doi.org/10.24234/miopap.v17i1.365. 2020.

VIGOTSKI, Lev Semionovich. Psicología del arte. Traducción de: Victoriano Imbert. Editorial: Barral. 1972.

VIGOTSKI, Lev Semionovich. La Crisis de los siete años. In VIGOTSKI, Lev Semionovich: Obras escogidas - Tomo IV. Traducción de Lydia Kuper. Ma-drid: Ed. Pedagógica Muscú e Ed. Visor, 1996.

VIGOTSKI, Lev Semionovich. Sobre los sistemas psicológicos. In VIGOTSKI, Lev Semionovich: Obras escogidas, Tomo I. Traducción de: Lydia Kuper. Madrid: Ed. Pedagógica Muscú e Ed. Visor, 1997.

VIGOTSKI, Lev Semionovich. Pensamiento y habla. Traducción de: Alejandro Ariel González. 1 ed. - Buenos Aires: Colihue, 2007.

VIGOTSKI, Lev Semionovich. La colectividad como factor de desarrollo del niño deficiente. In: VIGOTSKI, Lev Semionovich. Obras Escogidas - Tomo V; Fundamentos de Defectología. Traducción de: Julio Guillermo Blank. España, Madrid: Machado Grupo de Distribución, S.L., 2012.

VIGOTSKI, Lev Semionovich. Método de investigación. In: VIGOTSKI, Lev Semionovich. Obras Escogidas - Tomo III; Problemas del desarrollo de la psicque. Traducción de: Lydua Kuper. España, Madrid: Machado Grupo de Distribución, S.L., 2012b.

VIGOTSKI, Lev Semionovich. Doctrina de las Emociones. Obras Escogidas – Tomo VI. Herencia Científica. Madrid, España: Machado Libros, 2017.

VIGOTSKI, Lev Semionovich. Quarta Aula, O problema do meio na pedologia. In VIGOTSKI, Lev Semionovich: 7 aulas de L. S. Vigotski. Sobre os funda-mentos da pedologia. Traducción de Zoia Prestes; Elizabeth Tunes. Rio de Janeiro, Brasil, e-papers. 2018.

VIGOTSKI, Lev Semionovich. Obras Completas - Tomo Cinco; Fundamen-tos de Defectologia. / Tradução de: Programa de Ações Relativas âs Pessoas com Necessidades Especiais (PEE); revisão da tradução por Guillermo Arias Beatón. — Cascavel, PR: EDUNIOESTE, 2019.

VIGOTSKI, Lev Semionovich. Cuadernos de notas : selección. Traducción: Alejandro Ariel González. In: Ekaterina Závershneva; René van der Veer (Orgs) Buenos Aires, Argentina: Libros del Zorzal, 2022.

VOLÓCHINOV, Voloshinov. (Círculo de Bakhtin). Marxismo e Filosofía da linguagem: Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Traducción de S. Grillo e E. Vólkova Américo. SP: Editora 34. 2017.

WERTSCH, James. Vygotsky y la formación social de la mente. Traducción de Javier Zanon e Monserrat Cortés. Buenos Aires: Paidos, 1988.

Pubblicato

2023-12-14

Come citare

Castro-Torres, M. (2023). Vivência de estudantes com diversidade funcional que circulam pelo Instagram e YouTube. Revista Educação Especial, 36(1), e71/1–23. https://doi.org/10.5902/1984686X84787

Fascicolo

Sezione

Dossiê – Educação Especial na perspectiva inclusiva no contexto de ameaças, contradições e retrocessos democráticos: críticas e proposições