Jogos matemáticos: análise de propostas inclusivas para potencializar o cálculo mental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X63445

Palavras-chave:

Desenho Universal para a Aprendizagem, Cálculo Mental, Jogos.

Resumo

Este artigo discute sobre a formação do pensamento matemático em um estudante com deficiência visual, procurando reconhecer condições de aprendizado de conteúdos matemáticos específicos por meio de jogos. Tem por objetivo apresentar os resultados parciais da pesquisa que analisou o desenvolvimento do cálculo mental de um estudante cego, na utilização de operações básicas aritméticas, recorrendo a jogos adaptados e desenvolvidos na perspectiva do Desenho Universal para a Aprendizagem. A fundamentação teórica deste artigo apresenta os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem, uma breve discussão sobre os jogos como instrumento de ensino dentro de sala de aula, além de trazer a compreensão adotada sobre o cálculo mental e a sua importância. Esta pesquisa, de caráter qualitativo, pretende expor a adaptação/criação de dois jogos, analisando-os como possíveis potencializadores de aprendizagem em relação ao cálculo mental para todos os estudantes, inclusive para o discente cego participante, o que vai ao encontro da principal premissa do Desenho Universal para a Aprendizagem, a possibilidade de aprendizagem e desenvolvimento de todos com equiparação de oportunidades. A partir da pesquisa realizada, notaram-se indícios do desenvolvimento do cálculo mental do estudante foco, potencializado a partir dos jogos, assim como a necessidade de continuidade de estudos e pesquisas, dada a dificuldade de generalização de tais resultados.

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Biografia do Autor

Amanda Pasinato Cruz, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR

Graduada pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

Maria Lucia Panossian, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR

Professora doutora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

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Publicado

2021-05-27

Como Citar

Cruz, A. P., & Panossian, M. L. (2021). Jogos matemáticos: análise de propostas inclusivas para potencializar o cálculo mental. Revista Educação Especial, 34, e23/1–22. https://doi.org/10.5902/1984686X63445