Sala de aula

Autori

  • Reinoldo Marquezan Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul
  • Elisane Maria Rampelotto Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul
  • Andréa Tonini Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Abstract

Este trabalho aborda as relações de sala de aula, o processo de interação entre seus membros como fator deflagrador da construção do conhecimento. A proposta objetiva identificar a situação sócio-afetiva dos grupos considerados; selecionar, planejar e implementar atividades pedagógicas que, de maneira intencional, aumentem as situações de troca - interação - entre alunos. Os resultados apontam para a confirmação de que a estrutura sócio-afetiva do grupo no momento em que evidencia o relacionamento dos seus membros se constitui em um indicador útil para a predição da ocorrência de aprendizagem. Evidenciam também que a proposição para realizar-se o planejamento e implementar atividades que privilegiam relações de troca encontra resistências por parte da comunidade envolvida.

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Pubblicato

2012-04-09

Come citare

Marquezan, R., Rampelotto, E. M., & Tonini, A. (2012). Sala de aula. Revista Educação Especial, 33–46. Recuperato da https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5201

Fascicolo

Sezione

Artigos – Demanda contínua

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